LOGÍSTICA

Porto de Imbituba alcança recordes históricos de movimentação de cargas em 2020

04/01/2021 17:10:00

Porto de Imbituba alcança recordes históricos de movimentação de cargas em 2020

O Porto de Imbituba inicia 2021 com recordes de embarques e de movimentação mensal e anual, diversificação de cargas e atração de investimentos. 

De janeiro a dezembro de 2020, foram movimentadas no porto catarinense 5,8 milhões de toneladas.

Representa um volume 1,8% maior do que o registrado em 2019.

Dentre as cargas mais movimentadas no período estão coque de petróleo, soja, minério de ferro, contêineres, milho, sal e ureia. 

Ao todo, foram 228 atracações de navios no último ano.

Em 2020, o Porto de Imbituba bateu três recordes de movimentação mensal.

Foram registrados em junho (602.370 toneladas), setembro (602.737 toneladas) e dezembro (662.489 toneladas). 

Além disso, ultrapassou cinco vezes o volume embarcado por navio, demonstrando a capacidade de atendimento de grandes operações. 

A maior delas chegou à marca de 119,7 mil toneladas em uma única embarcação, considerado até o momento o maior embarque de granel sólido do Sul do país, de acordo com os dados disponíveis no Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O portfólio de cargas também foi ampliado, agregando celulose, minério de ferro (hematita e magnetita), fertilizante (superfosfato triplo) e alimentos em big bags. 

A movimentação expressiva de minério proporcionou os recordes de embarque e a atração de investimentos privados dentro do porto, como a construção de um novo armazém dedicado exclusivamente à carga. 

O espaço tem capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 80 mil toneladas.

 

Qualificação da infraestrutura portuária 

A estrutura do porto passa por grandes transformações. 

Em maio iniciaram as obras de remodelação da rede de alta tensão e iluminação das vias internas, um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

Em setembro, também foi inaugurada a pera ferroviária, que torna mais fácil, segura e rápida a entrada e saída de trens carregados no porto. 

O investimento de cerca de R$ 700 mil foi realizado pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha que liga o Sul catarinense ao porto público. 

A SCPAR Porto de Imbituba também avançou nas tratativas para a recuperação e reforço do Cais 3, principal foco da gestão para os próximos dois anos. 

 

Desempenho de gestão

O ano de 2020 também fica marcado pela aprovação do novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto Organizado.

Além do alcance do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que resultou na conquista do Prêmio Portos + Brasil, com a nota 8,5, segunda melhor entre os portos participantes. 

No período, a SCPAR Porto de Imbituba também foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo, com o Certificado em Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado.

Outro importante passo da SCPAR Porto de Imbituba foi a realização do processo seletivo simplificado para arrendamento transitório do Terminal de Granel Líquido.

O objetivo é que a área do terminal continue a ser utilizada para a movimentação e armazenagem de soda cáustica. 

 

 O diretor-presidente Braga Martins, destaca:

“Estamos otimistas para 2021. Vamos manter o cuidado redobrado com as questões sanitárias, dar continuidade aos projetos de qualificação da infraestrutura, tais como o reforço e ampliação do Cais 3, buscar consolidar as cargas atendidas e aprimorar a eficiência no atendimento aos usuários”. 

“Acontecimentos como as obras da BR-285 nos dão um indicativo do potencial que o Porto de Imbituba tem para contribuir na cadeia logística brasileira e do seu impacto no desenvolvimento regional”. 

“É nessa perspectiva responsável e comprometida com a sociedade e a comunidade portuária que continuaremos trabalhando para viabilizar o bom desempenho do porto de forma eficiente e sustentável”.

 

O diretor de Infraestrutura e Logística da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, comenta:

“Dos granéis às cargas superdimensionadas, a capacidade do porto foi reafirmada tanto na variedade de produtos que puderam ser atendidos, quanto na expertise dos usuários aplicada nas operações”. 

“Um exemplo foi o embarque de um transformador gigante, de 184 toneladas, em um navio porta-contêineres”.