Endeavor SC em 2018: scale-ups, destaque internacional e conex�es

21/12/2018 08:00:00

Por Guilherme Lopes, l�der da Endeavor em Santa Catarina

Endeavor SC em 2018: scale-ups, destaque internacional e conexes

Por Guilherme Lopes
Líder da Endeavor em Santa Catarina

 

O escritório da Endeavor Santa Catarina completou cinco anos, mas a relação da organização com o estado é muito mais longa.

A primeira empresa Endeavor do Brasil é catarinense e selecionada no ano de 2000, a Nanoendolumial.

Hoje as empresas daqui representam 11% das empresas Endeavor e contamos com um programa regional chamado Scale-up, que já apoiou 100 empresas de alto crescimento.

Para nós scale-ups são as empresas com alto impacto e grande potencial de crescimento.

Elas possuem um modelo de negócio capaz de gerar alta escalabilidade em curto prazo e crescem 20% ao ano, em número de funcionários ou receita.

No Brasil, apenas 32 mil organizações são classificadas como scale-ups, um número que representa menos de 1% do total de organizações no país.

Apesar disso, elas são responsáveis por quase 67% dos novos empregos gerados.

Em 2018 foram mais de 250 empresas avaliadas em nosso programa de aceleração regional Scale-up SC para formarmos uma turma com 21 empresas, representadas por cinco cidades e diversos setores econômicos.

Para se ter uma ideia essas empresas juntas cresceram mais de 45% e geraram mais de 630 novos postos de trabalhos diretos no Brasil, empregando ao todo 1.730 pessoas.

Por possuírem um crescimento exponencial conquistaram, só em 2018, 29 mil novos clientes.

Para ajudar nas dores de crescimento dessas empresas através do programa Scale-up conectamos esses empreendedores a mais de 25 mentores, voluntários que doaram mais de 150 horas para ajudá-los nos desafios de estratégia de seus negócios.

Além do Scale-Up as empresas podem se conectar à instituição global como Empreendedor Endeavor.

Nessa iniciativa, a organização oferece uma grande rede de apoio nacional para a companhias e empreendedores participantes.

O processo é rígido e criterioso e levamos as empresas que se destacam após a aprovação para um painel internacional. Em 2018 foi a vez de aprovarmos a Ecoville.

A Ecoville é a maior rede de supermercados de produtos de limpeza do Brasil, com quase 300 lojas e centenas de (re)vendedores porta-a-porta espalhados por 20 estados.

Os irmãos Leandro e Leonardo Castelo começaram a empresa com somente duas kombis e um pequeno galpão de produção e em 2018, além de Empreendedores Endeavor, venceram, em novembro, o prêmio EY Empreendedor do Ano na categoria Emerging, sendo destaque tanto pela trajetória fantástica da empresa quando pela energia e foco dos dois empreendedores.

Durante o ano realizamos ainda eventos para multiplicar o conhecimento por meio do exemplo dos empreendedores da nossa rede.

Um deles foi uma parceria com a EY - evento conhecido como Conexões SC, um jantar no qual reunimos os principais empreendedores catarinenses para acompanhar um painel sobre o  papel do empreendedor na atração e formação de uma nova geração talentos, com a participação de quem já é referência para o ecossistema como o Topázio Silveira, CEO da Flex Gestão de Relacionamento, e o Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, além da mediação do Rodrigo Lóssio, diretor da Dialetto.

Por trabalharmos junto a empreendedores identificamos quais excessos de burocracia dificultam o crescimento das empresas. Por isso criamos a Agenda para o Alto Crescimento, que trabalha com quatro desafios para acelerar o desenvolvimento do país.

Fizemos esse documento para reunir e apresentar os principais pontos que precisam ser alterados para melhorar o ambiente de negócios ao empreendedor e para criar uma proposta clara para os presidenciáveis. O agenda trata quatro desafios, sendo eles:

1. Abertura, regularização e fechamento das empresas

2. Sistema Tributário

3. Acesso a capital

4. Propriedade Intelectual

Precisamos descongestionar para o país andar, reduzir a burocracia para que o empreendedor brasileiro seja especialista em seu negócio e dedique seu tempo para crescer.

Por fim, Santa Catarina tem um ecossistema empreendedor incrível, só as empresas de tecnologia movimentaram mais de 15 bilhões de reais na nossa economia.

Hoje temos no estado 105 scale-ups.

São empresas com alto potencial de crescimento e que geram emprego e renda para o estado.

Esses empreendedores são exemplo e incentivam, investem e mentoram a nova geração de empresas de alto crescimento no Brasil.

Somos mais que um estado que dá certo, somos um estado que age e é empreendedor.

Buscamos encontrar as melhores empresas e empreendedores que sirvam de exemplo para incentivar e motivar as próximas gerações de empreendedores em todo o país.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda