SAÚDE

HEMOSC promove ações voltadas à saúde, esporte e bem-estar no Dia Mundial do Doador de Sangue

03/06/2024 16:00:00

HEMOSC promove ações voltadas à saúde, esporte e bem-estar no Dia Mundial do Doador de Sangue

Com o tema “Pratique o bem, doe sangue”, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) promove ações em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho.

Durante a sexta-feira que marca a data, haverá uma decoração especial com bolo comemorativo para os doadores de sangue.

Além disso, atletas catarinenses de diversas modalidades visitarão as dependências da instituição. 

Durante os meses de abril e maio, eles gravaram vídeos de incentivo à doação, que foram divulgados nas mídias sociais do HEMOSC.

A data 14 de junho foi definida como Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator RhD. 

Além disso, no ano de 2015, o Ministério da Saúde instituiu a Campanha do Junho Vermelho com o objetivo de incentivar as doações voluntárias de sangue no Brasil.

Nos primeiros quatro meses de 2024 o HEMOSC recebeu mais de 82 mil candidatos à doação. 

O HEMOSC é unidade de Secretaria de Estado da Saúde, com gestão da FAHECE, e está presente em nove cidades catarinenses, Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. 

É responsável por 99,8% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas de Santa Catarina.

No site do HEMOSC consta as principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimento para que sejam realizados os agendamentos.

Segundo a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, doar sangue é um gesto solidário e generoso de amor ao próximo. Para ser um doador é necessário ter bons hábitos de saúde. Por isso, o esporte tem uma conexão direta com a doação de sangue:

“O tema “Pratique o bem, doe sangue” foi definido com o intuito de conscientizar as pessoas sobre boas práticas de saúde, entre elas, a doação de sangue". 

"Em um ano de Olimpíadas, queremos fazer essa relação, chamando nossos atletas catarinenses para dar o exemplo e incentivar a doação de sangue e a prática de esportes entre todos”.