MAINHARDT CONTABILIDADE

Aprovado PLC que favorece contribuinte em caso de empate no tribunal tributário

25/05/2022 15:30:00

Aprovado PLC que favorece contribuinte em caso de empate no tribunal tributário

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (24) a proposta que garante que as decisões do Tribunal Administrativo Tributário (TAT) do Estado de Santa Catarina que terminem empatadas, sejam decididas a favor do contribuinte

A medida consta no Projeto de Lei Complementar (PLC) 8/2020, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), aprovada em dois turnos por unanimidade entre os presentes.

O TAT é o órgão da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) que julga administrativamente os processos tributários entre o Estado e os contribuintes. 

O tribunal é paritário, ou seja, formado por servidores da SEF e por representantes da sociedade civil em igualdade numérica de representação.

Em caso de empate, o voto de minerva cabe ao presidente do TAT, que é indicado pela SEF. 

Por isso, segundo o autor do projeto, o desempate é sempre em favor do Estado.

O parlamentar afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu a constitucionalidade de leis estaduais que dão preferência ao contribuinte nos casos de empate. 

Hobus considera que a aprovação do PLC não é uma decisão contra o Estado. 

O PLC 8/2020 passará pela votação da Redação Final antes de seguir para a análise do governador.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MAINHARDT CONTABILIDADE

Em mais de 50 anos, temos o orgulho de ser uma das maiores empresas com foco em gestão em todo o estado de Santa Catarina.

Nessa caminhada, adquirimos uma sólida experiência de mercado que nos fez expandir horizontes, atingir outros públicos e construir parcerias de grande sucesso.

Temos um time de profissionais focados em entregar prazos e resultados para os clientes.

Para isso, investimos em constante atualização e capital humano, promovendo a cultura de uma parceria duradoura com nossos clientes

Converse com o nosso time:

(47) 3231-8800
[email protected]
 www.mainhardt.com.br