SANEAMENTO

Com 12 anos de atuação em Blumenau, BRK registra avanços nos serviços de esgotamento sanitário

11/04/2022 20:00:00

Com 12 anos de atuação em Blumenau, BRK registra avanços nos serviços de esgotamento sanitário

Há 12 anos, a BRK chegou em Blumenau com o compromisso de desenvolver soluções que produzam melhor qualidade de vida aos moradores e preservem os recursos naturais, beneficiando mais de 300 mil pessoas.

O gerente de Operação da BRK em Blumenau, Francisco Wessner, destaca:

“Tivemos a honra e a responsabilidade de assumir a primeira cidade brasileira que concedeu os serviços públicos de esgotamento sanitário à iniciativa privada, após a Lei de Saneamento Básico. Desde então, atuamos em busca e chegando, cada vez mais perto, da universalização do tratamento na cidade”.

“Atualmente, Blumenau conta com mais de 400 quilômetros de redes de coleta de esgoto em operação em 21 dos 35 bairros, sendo cerca de 20 milhões de litros de esgoto tratados por dia”.

Para disponibilizar o acesso ao sistema público de esgotamento sanitário em todas as regiões da cidade, obras de implantação estão em andamento nos Bairros Velha Central, Glória e Itoupava Norte. Outro destaque é a construção de mais um decantador na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na Fortaleza, que recebe a maior parte do esgoto do município.

“A instalação deste segundo decantador contribuirá na ampliação da capacidade de tratamento, tanto em volume quanto em qualidade. Com a expansão do sistema de esgotamento na cidade, a ETE precisa ser adaptada para o aumento do volume de esgoto que chega”, explica o gerente. 

Também na ETE Fortaleza, o Tanque MBBR, sigla em inglês para Reator Biológico de Leito Móvel, entrou em funcionamento em 2021. Essa infraestrutura expande a capacidade da planta em 20% de vazão, ampliando a fase inicial do tratamento de 130 para 317 litros por segundo, uma diferença que garante maiores níveis de remoção da matéria orgânica. O processo de tratamento segue a tecnologia moderna MBBR, importada da Noruega e amplamente consolidada no mundo.

Melhora de 88% na qualidade da água

Recentemente, a BRK divulgou a melhora de 88,3% no Índice de Qualidade das Águas (IQA) em mananciais que já possuem, total ou parcialmente, a disponibilidade de coleta e tratamento do esgoto. O programa de análise nos córregos, ribeirões e rios do município, em parceria com o Senai, teve início em 2011, logo após o primeiro ano de atuação da concessionária. Naquele ano, a avaliação era realizada em apenas 10 pontos. Conforme o sistema foi sendo ampliado, o número de pontos avaliados também foi aumentando gradativamente. “A ampliação contínua do sistema de esgotamento em Blumenau garante que cerca de 20 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados todos os dias em diversos córregos, ribeirões e no Rio Itajaí-Açu”, completa Francisco.

 Destaque no Ranking Nacional do Saneamento Básico

No Ranking Nacional do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em março de 2022, Blumenau é destaque entre as 100 cidades com melhores índices em saneamento do Brasil, na 66ª posição. 

Em comparação a outras cidades catarinenses de grande porte, o município conquista o segundo lugar, ficando atrás apenas da capital, Florianópolis, na 60ª posição. 

Contato com a BRK

Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail [email protected].