TECNOLOGIA
Govtech catarinense promove a transformação digital de cidades mineiras
10/05/2024 09:00:00
A cidade de Varginha, em Minas Gerais, iniciou em 2023, o processo de digitalização com os softwares de gestão desenvolvidos pela catarinense Betha Sistemas.
O município com mais de 136 mil habitantes economizou com a implementação do sistema NoPaper, dando fim à necessidade do uso de papel.
Daniel Barbosa Ribeiro, encarregado do Setor de Contratos e Termos Aditivos da Prefeitura de Varginha, destaca a facilidade do envio de informações como um dos principais ganhos com a digitalização dos processos.
Antes os envios para o Portal da Transparência eram realizados de forma manual e, atualmente, as atualizações são automáticas.
Além disso, segundo Daniel, ajudou a reduzir possíveis erros na gestão de contratos, pois, agora, o próprio sistema de contratos já puxa os dados de compras.
Isso reduz falhas e retrabalho, conferindo rapidez e facilidade na alimentação do sistema.
No setor de Recursos Humanos do Hospital Bom Pastor (FHOMUV), a novidade em tecnologia e unificação dos sistemas permitiu um melhor controle de ponto dos 650 servidores da entidade, agilizando o processo e reduzindo retrabalhos com o uso de planilhas e relatórios diversos.
Com a mudança, a área de gestão de pessoas otimizou o fechamento dos pagamentos dos profissionais.
A Especialista de Suporte e Implantação da Betha, Marivone Valentini, reforça que foi parametrizado o sistema da entidade, de modo a otimizar rotina, gerando agilidade no cálculo, e um recibo de folha de pagamento mais limpo e objetivo para os funcionários.
BACKOFFICE E GESTÃO DE DADOS
Atualmente, a cidade Varginha já conta com a digitalização na Prefeitura e em mais seis entidades públicas, incluindo a Fundação Hospitalar da cidade.
A gerente de Projetos da Betha Sistemas, Larissa Vertuan Glislere, conta:
“Em fevereiro de 2024, oficialmente, todos os processos passaram a ser rodados dentro do software de gestão da Betha".
“A evolução desse atendimento, que começou em abril do ano anterior, contribuiu para a evolução de procedimentos internos das próprias entidades”.
“O processo de compras, por exemplo, era muito moroso e com muitas pessoas envolvidas”.
"Atualmente, ele está sendo redesenhado para evoluir dentro do sistema, conferindo melhor fluidez ao trabalho da equipe”.
A gerente relata que o atendimento ficou mais ágil na Fundação Hospitalar graças à integração dos serviços públicos, que antes utilizavam três sistemas não integrados, e reforça os benefícios da integração dos sistemas para os cidadãos:
“O município está totalmente integrado, o que antes não ocorria. Eram sete entidades sem integração entre si, e, agora, com o cadastro único, o cidadão que se cadastrar em uma das entidades, estará com seus dados em todas".
"De forma mais ágil, a integração dos sistemas garante mais benefícios à população, desde a contabilidade, atendimento, todos esses processos serão agilizados, favorecendo o atendimento para o nosso cliente final, o qual é o munícipe”.
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