OPORTUNIDADES

Viacredi está com inscrições abertas para programa Aprendiz Cooperativo

08/11/2023 16:00:00

Viacredi está com inscrições abertas para programa Aprendiz Cooperativo

Estão abertas até o próximo domingo,12 de novembro, as inscrições para o Programa Aprendiz Cooperativo, da Viacredi, cooperativa do sistema Ailos. 

O Programa tem o objetivo de oferecer o primeiro emprego a jovens estudantes, além de fornecer formação técnica para a primeira experiência no mercado de trabalho.

Para participar do Aprendiz Cooperativo, os interessados devem ter entre 16 anos (completos até 31 de dezembro de 2023) e 21 anos, estar cursando o ensino médio ou superior nas áreas de exatas ou humanas, ser cooperado ou ter um responsável legal associado à Cooperativa. 

São 41 vagas na região de Benedito Novo, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.

Ao realizar a inscrição, o candidato passará por um processo de seleção, que conta com algumas etapas, que incluem provas de matemática e português com nota mínima de 6. 

Os aprovados serão contratados para atuação de um ano e meio, no período vespertino, em uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Além do salário, os estudantes recebem benefícios como auxílio alimentação, auxílio transporte e PPR (Programa de Participação de Resultados).

Jennifer Wollinger, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Viacredi, ressalta:

“Desde 2011, mais de 400 jovens já participaram do Programa. Muitos deles acabam sendo efetivados ou conquistam outras chances no mercado de trabalho por já terem passado por essa experiência”.

Para Robson Cordeiro Junior, que entrou no Aprendiz Cooperativo em maio de 2022, participar do Programa é muito produtivo, já que a oportunidade valoriza a formação técnica, aliada ao desenvolvimento pessoal e profissional na cooperativa:

“Me inscrevi com o objetivo de ter meu primeiro emprego e já aprendi muito com as pessoas e os processos. Sempre demonstrei curiosidade e interesse em exercer novas atividades e a Cooperativa me deu a oportunidade e a autonomia necessária para o meu desenvolvimento. Sou muito grato por participar”.

A superintendente de gente, cultura e comunicação, Letícia Liene Pasold destaca os benefícios que programas como esse trazem também para as empresas. Para ela essas iniciativas desempenham um papel fundamental no crescimento e sucesso das organizações, proporcionando um aprendizado valioso:

“Os jovens trazem uma nova perspectiva, que são cruciais para a inovação e para acompanhar as mudanças rápidas no mundo dos negócios". 

"Eles não apenas aprendem com a empresa, mas também contribuem com novas ideias e abordagens que podem potencializar a cultura organizacional".

Além disso, Letícia reforça que a inclusão de jovens no ambiente de trabalho promove a diversidade:

“A convivência de diferentes gerações cria um ambiente de aprendizado contínuo, no qual as experiências e conhecimentos de todos são compartilhados”. 

“Investir em programas de formação de jovens para o mercado de trabalho impulsionam a inovação e ajudam a construir uma força de trabalho dinâmica e preparada para os desafios do futuro”.