EVENTOS

Acib participa de palestra do PEIEX sobre estratégias para crescimento no exterior

24/10/2022 14:30:00

Acib participa de palestra do PEIEX sobre estratégias para crescimento no exterior

O núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), executado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), promoveu um encontro entre empresários, estudantes e a comunidade em geral.

O objetivo era repassar informações sobre as principais estratégias de crescimento no mercado externo. 

O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Universitária na última semana. 

Integrantes do Núcleo de Relações Internacionais da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) estiveram presentes no encontro.

Com a temática “Como exportar serviços e tecnologias”, o CEO da WTM Brasil, Lisandro Vieira, falou sobre como funciona a entrada no mercado externo e a formação de preços para exportação. 

Lisandro também é conselheiro de administração da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB) e durante o evento ressaltou a importância do PEIEX para auxiliar os empresários em todos os passos de investimento em outros mercados. 

Hoje, mais de 100 empresas pertencentes à região do Vale Europeu e estão desenvolvendo atividades junto aos profissionais atuantes no Programa de Qualificação, a fim de aprimorarem seus conhecimentos e investir com segurança em negócios no exterior. 

O PEIEX é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino (como universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa) ou federações de indústria. 

Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

Veja o que diz Lisandro Vieira,  CEO da WTM Brasil:

“Muito mais do que um apoio ao empresário, quando o técnico do PEIEX sai da empresa, ele deixa lá um mapa de valor, com uma série de análises e ferramentas concretas que o empresário poderá usar como base ou até mesmo entregar amanhã para um funcionário novo que ele vai contratar e dar segmento”.