Especialistas elencam caracter�sticas para um profissional de RH de sucesso
04/06/2018 09:00:00
Confira cinco dicas de profissionais da �rea
Com a tecnologia cada vez mais atuante no dia a dia do Recursos Humanos, os profissionais passaram a agir de forma mais estratégica e menos operacional.
Alessandra Santos, supervisora de RH da Ahgora Sistemas, destaca que apesar dos avanços, ainda há desafios a serem vencidos e um dos mais emblemáticos talvez seja a valorização do profissional da área:
“O profissional do RH não pode ser limitado a cuidar da folha de pagamento, da seleção e recrutamento de pessoas. Hoje esse profissional está muito mais empoderado, atuando de forma mais relevante e estratégica. Tendo a tecnologia e suas inovações a seu favor, é possível pensar em ações que levem em conta o propósito das empresas”.
Especialistas da área elencaram quais competências são imprescindíveis no dias de hoje para atuar com sucesso na profissão:
1 - Entender de pessoas e de números
Caroline Schmitz, coordenadora de Gestão de Pessoas da Cheesecake Labs, empresa que desenvolve aplicativos, acredita que o papel do profissional de gestão de pessoas ficou ainda mais salutar, ágil e colaborativo:
“Além do requisito básico de gostar de pessoas, penso que o desafio do profissional da área seja casar a sutil arte de se conectar com qualquer pessoa, com o domínio de people analytics - dados sobre relações, competências e comportamentos que pautam as decisões do negócio - essas duas competências juntas permitem que o gestor de pessoas seja um facilitador para as mudanças que a inovação exige”.
2 - Ter competência e inovação
Natália Pruchneski, coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Teltec Solutions, destaca que a dificuldade é que poucos profissionais de RH estão conseguindo desenvolver esta competência em seu dia a dia. “Ao meu ver, o processo de inovação é um caminho sem volta e precisamos nos adaptar. Como profissionais da área, somos os principais responsáveis por auxiliar a alta gestão nas mudanças organizacionais”, afirma. Na opinião dela, inovar é ser criativo em sua maneira de pensar, agir e fazer. É também desafiar-se constantemente para encontrar novas soluções.
3 - Entender do negócio e atuar alinhado a ele
Júlia Pacheco, gerente de Gestão de Pessoas da Cianet, empresa referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de provedores regionais de internet, defende que “a estratégia do RH precisa acompanhar a estratégia da empresa, caso contrário, é um setor que não entregará valor”.
4 - Ter uma visão sistêmica
Júlia ainda ressalta que uma situação muito comum dentro das áreas de RH das empresas é que os processos são fragmentados, não conversam entre si e passam as demais áreas a percepção de que o RH não tem uma linha que perpassa entre todas as práticas:
“Os processos precisam estar interligados, todos eles. Isso quer dizer que o mesmo critério que eu descrevo um cargo, eu devo utilizar para selecionar, mensurar nos sistemas de avaliação, lapidar nos treinamentos e render recompensas nos sistemas de meritocracia remuneração”.
5 - Atuar estrategicamente
Alessandra Santos, supervisora de RH da Ahgora Sistemas, ressalta que “automatizar os trabalhos estritamente operacionais apoiado por ferramentas que otimizam o tempo e entreguem informações relevantes é essencial. O RH precisa cada vez mais olhar para estas informações de forma analítica e extrair insights relevantes para fazer uma gestão assertiva”.
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