Empresas de tecnologia de Florian�polis ajudam a diminuir o gasto de papel

22/09/2017 10:00:00

Solu��es substituem materiais impressos por vers�es digitais de processos e panfletos

Empresas de tecnologia de Florianpolis ajudam a diminuir o gasto de papel

Empresas de tecnologia de Florianópolis investem em soluções que diminuem o uso de papel, contribuindo para a sustentabilidade de setores como os de eventos e judiciário.

mobLee desenvolve aplicativos para eventos e feiras corporativas.

No total, já auxiliou mais de 500 encontros na América Latina, Europa e Ásia a substituírem os panfletos e cartazes por informações nos apps dos encontros.

Adotando a tecnologia, encontros de médio e grande porte conseguem diminuir a taxa de papel descartado para 23% do lixo que pode ser reciclado.

O SAJ, Sistema de Automação da Justiça, desenvolvido pela Softplan, ajuda na implantação do processo digital - diminuindo o volume  de papel usado em  tribunais, ministérios públicos e procuradorias.

Por meio do sistema, o  judiciário paulista se tornou 100% digital e ajudou a evitar que, em um ano, mais de 13.351 árvores fossem derrubadas.

Em Santa Catarina, cidades como Guaramirim, na região Norte, estão adotando softwares para a gestão pública que eliminam a necessidade de uso de papel.

Uma plataforma baseada na computação em nuvem desenvolvida pela IPM Sistemas digitalizou todo o sistema de gestão de obras.

Desde a consulta de viabilidade até a expedição dos alvarás, nada mais precisa de documentos impressos.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, os processos ficaram mais rápidos: o que levava cerca de um mês para tramitar na prefeitura, é concluído em cinco dias.

Gerson Zimmer, diretor da Vertical Sustentabilidade da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), defende que o aumento de soluções digitais gera diminuição no uso de papéis: “por meio da automação de processos, a tecnologia ajuda a manter arquivos em ambiente digitais diminuindo a necessidade de documentos físicos”.

A Vertical sustentabilidade concentra 15 empresas que atuam diretamente para a diminuição de impactos ambientais, mas indiretamente, a maior parte das instituições do setor atuam em prol da causa. “A consequência da tecnologia é tornar o mundo mais sustentável”, enfatiza Zimmer.