Empresas finalizam programa Gest�o de Indicadores de Resultados

19/09/2017 07:45:00

Curso conta com acompanhamento de consultores do Sebrae no dia a dia dos neg�cios participantes

Empresas finalizam programa Gesto de Indicadores de Resultados

Sete empresas de Blumenau participantes do programa Gestão de Indicadores e Resultados (GIR), do Sebrae, apresentaram resultados do programa.

As empresas atuam em setores variados e durante 14 meses tiveram a companhia constante de um consultor do Sebrae para apoiá-las na melhoria de processos internos.

Além de criar metas para a equipe, os empreendedores puderam identificar ações que prejudicam o andamento das empresas e passaram a contar com dados confiáveis sobre o próprio negócio. 
 Durante o encerramento do programa, que aconteceu no restaurante Moinho do Vale, três empresários falaram sobre os resultados obtidos.

Para a imobiliária SHS Imóveis, conseguir mensurar números como taxa de conversão de vendas, lucratividade mensal e ticket médio de locação foi decisivo. 

“A partir desse trabalho, passamos a estabelecer metas mais condizentes com a nossa realidade e também acompanha-las. Hoje já temos mais de 200 contratos ativos e lançamos um produto novo durante o GIR, o Garantia SHS. Conseguimos estabelecer como lucratividade mensal o percentual de 25% e estamos bem satisfeitos com os resultados colhidos no período”, explicam os sócios Bruno Stein Von Hertwig e Alberto Scheeffer Stein.

Já a criação de rotinas financeiras, indicadores de desempenho, a descentralização da gestão e a criação de planejamento a médio e longo prazo foram destaques da SkyTour

A agência de viagens também passou por uma adequação de identidade visual e da missão e visão estabelecidas anteriormente. 

“Conseguimos um bom aumento de produtividade da equipe e hoje atendemos de forma mais otimizada nosso cliente. Não vendemos apenas viagens, mas um sonho para o consumidor e é fundamental que estejamos preparados para isso. Estes 14 meses do GIR foram um divisor de águas”, avalia o diretor da empresa, Diego Laurindo.

Uma decisão difícil, mas assertiva, foi um dos destaques da Stuttgart, importadora de artigos finos e cervejas originais da Alemanha. 

Durante o programa do Sebrae, a gerência percebeu que alguns clientes oneravam a operação e optaram pelo rompimento destes contratos. 

“Com a consultoria pudemos perceber que nem sempre manter uma relação comercial é viável. O Sebrae nos apoiou nessa melhoria dos processos internos, para que pudéssemos continuar no nosso propósito. Também passamos a criar ações para reduzir ocorrências, como reclamações, aplicamos uma pesquisa de clima e um processo de seleção de pessoas mais eficaz. Nosso estoque ganhou uma reorganização, que facilita o trabalho e dá à loja um aspecto mais atrativo”, finaliza o gestor da empresa, Frank Norman Hirt.