Patrocinado

Prefeituras oferecem autoatendimento pela internet

01/06/2017 11:00:00

Plataforma desenvolvida pela IPM Sistemas facilita a vida dos contribuintes

Prefeituras oferecem autoatendimento pela internet

As cidades de Gravataí, Concórdia, Barra Velha, Mirim Doce e Aurora passam a oferecer um novo recurso para atender às solicitações dos moradores: o Portal de Autoatendimento.

A novidade permite otimizar o atendimento dos pedidos feitos pelos contribuintes, eliminando a burocracia e os deslocamentos desnecessários à sede administrativa.

O Portal está disponível no próprio site das prefeituras e reúne centenas de serviços que o executivo municipal oferece ao cidadão. Para ter acesso a alguns deles, o munícipe precisa de um login e uma senha de acesso, que podem ser criados online. Além de garantir mais segurança, a solicitação de uma identificação pessoal permite a criação de uma área personalizada dentro do Portal, onde o contribuinte encontra as opções mais acessadas e áreas restritas, geralmente relacionadas à emissão de documentos imobiliários.

A plataforma foi desenvolvida pela riosulense IPM Sistemas, especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública baseadas na computação em nuvem.

Em Concórdia, cidade de cerca de 80 mil habitantes do Oeste catarinense, o Portal de Autoatendimento começou a funcionar no começo de maio.

O secretário de Finanças do município, Jacir Mazocco, diz que a população já compreendeu o funcionamento da plataforma, e apesar do pouco tempo de operação, já mudou a forma de se relacionar com a Prefeitura quando precisa solicitar documentos ou serviços.

“Era comum a gente chegar na sede da Prefeitura e encontrar várias pessoas esperando para tirarem uma Certidão Negativa de Débitos, emitir guias de IPTU ou fazer outras solicitações, muito simples. Desde o começo do mês, essa situação mudou e a quantidade de pessoas que vão pessoalmente tratar das demandas caiu 70%”, avalia.

Pertencente à região da Grande Porto Alegre (RS) e com mais de 255 mil habitantes, Gravataí adota as soluções da IPM para melhorar a gestão pública desde 2013. De lá pra cá, os servidores contam com mais agilidade e facilidade nas rotinas da administração municipal. A plataforma em funcionamento já fez a cidade ser reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul com o selo digital “Boas práticas de transparência na internet”, por duas vezes consecutivas. Agora, com o Portal de Autoatendimento, essa agilidade será estendida também aos contribuintes.

Portal permite a renovação de alvarás para empresas, solicitação de corte de árvores, reserva de vagas em creches ou escolas, licenciamento para a construção civil e a emissão de guias para o recolhimento de tributos pertinentes à administração municipal. Além disso, a solução integra todas as áreas da gestão pública, buscando os dados em uma base comum — o que mantém a transparência e a atualização das informações.

A expansão do Portal para outras cidades continua. Até o começo do próximo mês, o município catarinense de Massaranduba, na região Norte do Estado, vai liberar o acesso dos contribuintes à plataforma. Em Rio do Sul, cidade localizada no Alto Vale do Itajaí, o cidadão já conta com os serviços de autoatendimento desde fevereiro.


Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.





Especialista nacional em tributação imobiliária palestra em Blumenau sobre Reforma Tributária

Evento ocorre em 18 de setembro, numa parceria do Núcleo Imobiliário da ACIB com a Service Serviços Contábeis