Produtos

Cetajel investe em produtividade e redu��o de custos com Secador R�pido de Argila

26/10/2016 22:30:00

Empresa obteve crescimento de 300% na produ��o de pisos e telhas com menor consumo de combust�vel

Cetajel investe em produtividade e reduo de custos com Secador Rpido de Argila
Empresa seca em torno de 66 toneladas por hora, com uma m�dia de 800 quilos de carv�o mineral (Foto: Divulga��o)

A Cejatel, empresa de revestimentos cerâmicos de Jaguaruna, obteve crescimento de 300% na produção de pisos e telhas com o auxílio do Secador Rápido de Argila, da Icon Máquinas e Equipamentos, de Criciúma, utilizado na etapa de secagem de argila.

Atualmente, a empresa seca em torno de 66 toneladas por hora, com uma média de 700 a 800 quilos de carvão mineral.

“A empresa opera com uma média de R$2,30 de combustível por tonelada e R$ 1,26  de energia também por tonelada”, avalia o gerente comercial da Icon Máquinas e Equipamentos, Uracy Rodrigues.

O responsável pelo Setor de Moagem, Leonardo Savaris, explica que seria preciso três secadores convencionais que produzem 20 toneladas/hora para alcançar o volume de produção que a empresa opera atualmente.

“Em 2010, após a troca para o Secador Rápido de Argila, diminuímos expressivamente o consumo específico de combustível, aumentamos a produção e conseguimos entregar mais produtos ao mercado”, ressalta.

Com a função de reduzir a umidade para obter mais eficiência na etapa de moagem e peneiramento, o Secador Rápido de Argila permite maior produtividade e alta performance para a produção.

Apesar de ser projetado para secar uma média de 41 tonelada/hora de argila in natura, a empresa otimizou esse número e obteve só no último mês a produção de 66 toneladas/hora. O equipamento opera de segunda a sexta, por 24 horas e também sábado até as 5h.