Projeto

Movimento #secuidaSC promove a pr�tica de h�bitos saud�veis

16/10/2016 02:00:00

Projeto tem como objetivo prevenir doen�as cr�nicas mais comuns no Estado, como cardiovasculares e respirat�rias

Movimento #secuidaSC promove a prtica de hbitos saudveis
Movimento envolve a realiza��o de eventos e divulga��o de mensagens positivas de promo��o da sa�de (Foto: Divulga��o)

Na última semana, o Governo do Estado lançou o movimento #secuidaSC que tratou sobre a importância de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

O projeto tem como objetivo divulgar ações de promoção de saúde a fim de prevenir a ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns no Estado, como as doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, o câncer e o diabetes.

Através do movimento serão realizados vários eventos no Estado e o primeiro aconteceu neste sábado, 15 de outubro em Florianópolis.

As ações envolveram palestras, aulas de ginástica, consultoria financeira individual, atividades recreativas para crianças, feira de artesanato e distribuição de mudas de ervas e de temperos naturais. Além disso, houve ações voltadas para o público feminino, que abordaram a prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. 

No dia 26 de novembro, outro evento do movimento #secuidaSC será realizado, também em Florianópolis, e direcionado para os homens.

A ênfase do evento estará na redução do consumo de álcool do tabagismo e na prevenção ao câncer de próstata.

O #secuidaSC envolve a realização dos eventos, a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde e a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não transmissíveis mais comuns em homens e mulheres.

O movimento conta com o apoio de diversas instituições e, dentre os parceiros, está o artista plástico Luciano Martins, que desenvolveu personagens exclusivos incentivando práticas saudáveis.

Mais informações no site: www.secuidasc.sc.gov.br.

Saúde em SC

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde, 73,5% das causas de mortalidade no Estado em 2015 estiveram vinculadas a doenças crônicas não transmissíveis: doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, câncer e diabetes.

O médico Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde, explica que estudos comprovam a associação dessas doenças crônicas não transmissíveis com diversos fatores de risco, como o excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras, sedentarismo, tabagismo e consumo abusivo de álcool.

“Em Santa Catarina, 46,2% das pessoas acima de 18 anos são insuficiente inativos, ou seja não praticam qualquer tipo de atividade física. Entre as mulheres, o percentual é de 51,6%”, afirma Gaudenzi.

Outro fator de risco é a alimentação inadequada, apenas 27,5% da população consome frutas e verduras na proporção recomendada pela Organização Mundial de Saúde (cinco porções diárias); 40,4% admitem consumir carne ou frango com excesso de gordura; 22,1% consomem refrigerantes mais de cinco dias por semana; e 19,8% reconhecem o consumo elevado de sal.

Em relação ao consumo de álcool, 28% dos catarinenses consomem álcool pelo menos uma vez por semana, entre os homens esse percentual salta para 41,7%, e 11,4% relatam o uso abusivo de álcool. Outro dado preocupante refere-se ao tabagismo: 16% são fumantes atuais e 9,5% sofrem com o “fumo passivo”, estando expostos à fumaça de cigarro em ambiente fechado.