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Chega ao Brasil a nova gera��o do Mercedes Classe E

25/10/2016 16:30:00

Modelo parte de R$ 309.900 e tem condu��o semiaut�noma de s�rie em todas as vers�es

Chega ao Brasil a nova gerao do Mercedes Classe E
Tecnologia de dire��o semiaut�noma � o destaque da nova gera��o Classe E (Foto: Divulga��o)

Mercedes-Benz lança a décima geração do Mercedes Classe E. Com preço inicial de R$309.900 o modelo chega ao Brasil com sistema de condução semiautônoma de série em todas as versões.

É a tecnologia o grande destaque deste novo Classe E. O design segue a mesma escola dos recentes Classe C e S, com traseira caída que disfarça o terceiro volume. A mudança está nas dimensões: são 4,3 cm a mais no comprimento, totalizando 4,93 m, mas a distância entre-eixos cresceu mais que isso, resultando em 2,93 m.

O motor também é conhecido. O E250 usa o 2.0 turbo com injeção direta que gera 211 cv e competentes 35,7 mkgf de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos podem ser creditados ao torque e principalmente a nova transmissão automática de nove marchas. A tração é traseira.

Por sua vez, o interior é ideal para quatro passageiros viajarem com muito conforto, mas um quinto ocupante não poderia dizer o mesmo com o enorme túnel central (por onde passa o cardã que enviar a força do motor para as rodas traseiras) entre as pernas.

O E250 não tem quadro de instrumentos todo digital, mas a central multimídia Command retangular com tela de 12,3″, chama tanta atenção quanto as quatro saídas de ar centrais.

A interface da central está com usabilidade melhor do que em outros Mercedes. Além de ter a prática integração com Android Auto e Apple Car Play, agora é possível mudar a estação do rádio ou uma música em poucos segundos.

Como em outros carros da marca, troca-se as posições do câmbio na haste direita atrás do volante, onde seria o comando dos limpadores dos vidros.

Tecnologia

Tão conservador em tantos aspectos, o Mercedes Classe E sai na frente em seu segmento em matéria de tecnologia. Há sete sensores e radares e mais uma câmera estéreo (ou seja, duas câmeras que trabalham juntas para enxergar em três dimensões o que se passa à frente).

A fabricante alemã diz que isso basta para fazer do Classe E um carro autônomo, contudo, hoje ainda é necessária exigência de que o motorista mantenha as mãos no volante.

O sistema Drive Pilot, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, que não apenas é capaz de manter o veículo à distância correta dos automóveis à frente como é capaz de segui-lo a uma velocidade de até 210 km/h (a máxima do modelo é limitada em 250 km/h).

Ele é capaz de interpretar curvas e fazê-las mesmo sem qualquer esforço do motorista no volante. O assistente de mudança de faixa involuntária também é capaz de acionar os freios caso o motorista não reaja aos alertas no volante.

Já o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), alerta o motorista em situações de colisão iminente e também pode parar o carro de forma autônoma.

Ele também pode parar o carro ao perceber que o motorista não desviou de um pedestre e, caso ele movimente o volante para desviar o veículo, calcula por conta própria o ângulo que deverá virar as rodas para que não haja um atropelamento.

Com tantos sensores, o Classe E se dá ao luxo de trocar as marchas por conta própria em seu sistema de estacionamento automático. O motorista precisa apenas dar o comando para que o carro estacione sozinho que o próprio carro é capaz de dar a seta sozinho. Também é possível escolher se o carro entrará de ré ou de frente.

Direção e Design

Sua direção elétrica tem peso correto (que aumenta quando em modo Sport) e surpreende pela precisão em curvas.

Ao mesmo tempo que é confortável ao passar por ruas de asfalto ruim, surpreende por não inclinar muito a carroceria em curvas. Isso muito tem a ver com o peso: são 1.615 kg.

São sistemas presentes em todas as versões, até mesmo na Avantgarde, de R$ 309.900. Esta é a que tem proposta mais esportiva, com grade de dois filetes e com o grande logotipo da marca em destaque, além da suspensão 1,5 cm mais baixa.

O interior também é diferenciado, com acabamento em alumínio. Já estão inclusos os faróis full-led, o ar-condicionado de três zonas, o teto solar e as rodas aro 18″.

Na versão Exclusive, que custa R$ 319.900, há pneus run flat e rodas aro 18″ exclusivas. Por fora, a grade muda e o logotipo da marca fica em destaque na ponta do capô, enquanto o interior recebe acabamento que imita madeira, relógio analógico no console e bancos e volante forrados de couro nappa.

Há ainda a versão Exclusive Launch Edition, limitada a 60 unidades que se diferem pelas rodas de 19 polegadas e pela iluminação ambiente do interior com 64 opções de cores. Custa R$ 325.900.

Fonte: Exame.com








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