Ve�culos

Pneus de ve�culos SUV necessitam cuidados diferenciados

01/10/2016 07:00:00

Capneus lista dicas para a manuten��o correta de pneus para SUVs, que possuem um perfil diferente

Pneus de veculos SUV necessitam cuidados diferenciados
Escolha do pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e at� economia (Foto: Divulga��o)

As vendas de automóveis no Brasil caíram mais de 26% no Brasil em 2015, porém, uma categoria que merece destaque por ter crescido mais de 4% em período recessão é a dos modelos SUV (Sport Utility Vehicle).

Em consequência desse aumento de SUVs nas ruas brasileiras, crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para manter o veículo em ordem.

Em números, o Brasil contém mais de oito milhões desses modelos circulando. Até o final de 2016, mais 12 modelos SUV estarão disponíveis no mercado.

Com um perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir e manter o conforto no carro.

De acordo com a Campneus, empresa ligada à Associação Brasileira de Revendedores de Pneus (ABRAPNEUS), os pneus desse modelo de carro se diferenciam pelo perfil mais alto, e o uso misto em situações urbanas e fora do asfalto.

Esses pneus são desenvolvidos e instalados nos SUVs para suportarem o uso em variadas situações e nos diversos terrenos, já que muitos modelos são equipados com trações 4x4.

Apesar das medidas e uso diferentes, o primeiro item do pneu de um SUV é a calibragem. A Campneus destaca que a calibragem deve ser feita semana ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on road e off road).

Se o procedimento da calibragem não for feito corretamente, pode causar danos na estrutura do pneu, diminuindo o tempo de vida útil do item.

Para ajudar a manter o pneu calibrado, vale destacar a proteção correta das válvulas de ar. Veículos utilizados em percurso off road uma dica importante para manutenção da calibragem é manter as válvulas com as tampinhas.

Caso contrário, a presença de barro pode trazer danos nas válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros.

Além da calibragem em dia, o proprietário deve prestar atenção no balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados.

A escolha de um pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. E sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo.

O presidente da entidade informa que, devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do veículo. 

Estepe: cuidados necessários

Muitos modelos de SUV, por um aspecto visual, optam por carregar o estepe no exterior do veículo. Essa exposição à temperatura e outras intempéries merecem cuidados especiais por parte do motorista.

O pneu extra merece tanta atenção quanto os de rodagem. Como o pneu passa por situações diferentes, como chuva, sol e vento, o adequado é protegê-lo com uma capa especial, para evitar o desgaste prematuro.

Válido lembrar, e sempre importante, que o estepe deve ser calibrado com três ou quatro libras à mais do que as aplicadas nos pneus em uso.