Carreiras

Projeto acad�mico permite controle de rob� atrav�s de sinais neuromusculares

16/01/2017 20:00:00

Tecnologia pode ser utilizada para reabilita��o de pessoas com paralisias ou at� aus�ncia de membros

Projeto acadmico permite controle de rob atravs de sinais neuromusculares
Alexandre Pereira, acad�mico da UNIARP, desenvolveu o sistema como projeto de conclus�o do curso de Engenharia El�trica (Foto: Divulga��o)

O acadêmico de Engenharia Elétrica, Alexandre Pereira, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), desenvolveu um sistema de controle de um robô através de sinais neuromusculares.

O projeto apresenta uma interface eletrônica para amplificação e condicionamento dos sinais elétricos que controlam os músculos, tornando possível controlar um robô.

“O circuito eletrônico projetado tem a característica de selecionar exatamente os sinais correspondentes à atividade muscular, utilizando-se de filtros ativos implementados em eletrônica analógica, depois eles são amostrados e processados digitalmente, então é utilizado como referência para comandar o braço robótico, que realizará o maior esforço”, explica Alexandre.

Para o trabalho, realizado como projeto de conclusão de curso, demonstrou uma tecnologia que pode ser utilizada para reabilitação de pessoas com paralisias ou até ausência de membros.

Os testes foram realizados em um braço robótico da marca Mitsubish, modelo RV-2AJ, do Laboratório de Robótica da UNIARP.

Para validação do sistema foram interligadas todas as etapas de tratamento analógico do sinal ao arduino e este ligado via Bluetooth ao computador que comanda o robô.

Foram utilizados sinais reais obtidos através de posicionamento dos sensores de superfície nos músculos bíceps e tríceps.

Com a movimentação, contração e relaxamento da musculatura monitorada, foi possível registrar a obtenção dos sinais mioelétricos.

Para saber mais sobre o assunto clique AQUI e veja também um vídeo mostrando o funcionamento do sistema.