Fique conectado com o tr�nsito, deixe o celular para depois!

17/05/2017 08:56:00


O uso do celular no trânsito já é uma prática recorrente entre os motoristas. Todos os dias se observa pessoas digitando ou falando ao celular enquanto dirigem ou mesmo quando estão parados no semáforo.

Os casos de acidentes por falta de atenção estão mais comuns, e o celular é a causa número um de distração no trânsito. Enviar e responder mensagens, realizar ligações, responder e-mails, tudo isso tira o foco do principal objetivo ao dirigir: garantir a sua segurança e a das outras pessoas que também estão transitando.

Há estudos sobre o efeito cognitivo do uso do celular, como por exemplo, a universidade de Utah, nos Estados Unidos, divulgou um estudo que comprovou que o uso do celular ao volante aumenta 400% a chance de acidentes. De acordo com a mesma pesquisa, quando o foco do motorista está no celular, ele pode percorrer a distância de um campo de futebol se estiver a 80 km/h sem perceber onde está indo.

No SindsegSC, este tema é debatido através da Comissão Técnica Automóveis, que na última edição da Revista Bem Seguro da entidade publicou uma matéria especial sobre o uso do celular. Segundo o diretor e coordenador, Rodrigo Chavantes, a educação e a fiscalização são as chaves para a conscientização das pessoas.

“Nosso papel é propor uma mudança de atitude. As infrações de trânsito estão se elevando, e as estatísticas estão aí para comprovar. O uso de celular ano a ano é mais recorrente entre nós, motoristas. E como mudar essa realidade? Com informação, fiscalização e educação”.

Para promover uma mudança de atitude, o SindsegSC – Sindicato das Seguradoras – faz parte em 2017 das ações do Movimento Maio Amarelo, que realiza atividades para a conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir a grande quantidade de acidentes. A conscientização quanto ao uso do celular também faz parte deste esforço.

Confira as práticas que devem ser adotadas quanto a utilização de aparelhos eletrônicos:

  1. Antes de iniciar a sua rota, já tenha selecionada as músicas ou estação de rádio que deseja escutar no caminho. Vale a pena fazer uma playlist e soltar a criatividade na escolha de músicas para que na hora de dirigir você foque somente no trânsito.
  2. Não coloque o som do carro muito alto, pois isso pode desviar a sua atenção e impedir que escute barulhos no carro ou buzinas.
  3. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) 75% das pessoas que falam ao celular enquanto dirigem não percebem pedestres, ciclistas e eventuais acontecimentos ao seu redor.
  4. Por isso, na hora de dirigir deixe o seu celular no silencioso, assim não se distrairá com o barulho de notificações e não ficará tentado responder mensagens ou atender ligações.

A segurança viária e a sua vida são mais importantes do que responder todas as mensagens em tempo.

Lembre-se, quando estiver dirigindo mantenha o seu foco somente nesta tarefa. Com a mudança de hábito de todos, podemos ter a certeza de um trânsito mais seguro.

Esta ação faz parte do planejamento de atividades do SindsegSC para contribuir com o Movimento Maio Amarelo e assim conscientizar a sociedade para a redução do grande número de acidentes de trânsito.

Com informações Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras