T�xtil
Santa Catarina Moda e Cultura recebe palestra de Enrico Cietta
17/03/2017 11:46:00
Cietta trouxe para empres�rios locais a discuss�o sobre a import�ncia do modelo de neg�cio para a ind�stria de moda
Enrico Cietta palestrou para mais de 200 pessoas e trouxe para empresários locais a discussão sobre a importância do modelo de negócio para a indústria de moda. "Vivemos num tempo híbrido em que, para o consumidor, os produtos têm dois valores: o material o imaterial. Uma camiseta, num olhar industrial, é só uma camiseta. Mas, com a informação e o modelo de negócio da marca, ela pode ser muito mais do que isso aos olhos do consumidor", comenta.
No evento, que foi realizado em parceria entre o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), a Audaces e o Senai Blumenau, Enrico fez uma retomada histórica do segmento que resumiu em três momentos.
O primeiro, chamado de indústria dominante, era quando as empresas competiam por preço e qualidade. O segundo, denominado de distribuição dominante, dava os diferenciais para as indústrias que conseguiam levar um produto assertivo ao mercado no tempo correto. Já o terceiro, para onde, segundo ele, o Brasil caminha, é a era do consumidor dominante.
"Hoje, o significado de uma peça está além do próprio produto. Não apenas na marca que o estampa, mas no significado que ela tem para quem compra. É nesse tempo híbrido, que em que os produtos saem da fábrica pré-acabados e quem finaliza o valor que ele tem é o consumidor, que vamos viver", afirma.
Modelo de negócio: a chave
"Uma empresa pode sobreviver sem uma estratégia definida. Mas não existe sem um modelo de negócios. O primeiro desafio de todas elas é saber qual é esse diferencial e o segundo é deixar isso claro para todos os envolvidos: quem cria, quem produz e quem vende", afirmou Enrico. "Estratégias podem ser copiadas. Esses modelos, não", acrescentou.
O modelo de negócio, ao contrário do que muitos acreditam, não é apenas o valor da marca para o consumidor. Muito pelo contrário. "É essa 'forma de ser' que faz com que a indústria tenha um diferencial não apenas no produto, mas também na produção.
É o que faz com que aquele negócio prospere, funcione e chegue ao consumidor com valor monetário e imaterial. Não se cria moda sem a indústria da moda. Temos que valorizar a indústria como integrante sine qua non do processo", finaliza Enrico.
Quando falou sobre estar no palco através da plataforma do SCMC, Enrico destacou a inovação que ela representa. "Acho incrível que o movimento tenha surgido da iniciativa privada e tenha conquistado o apoio das entidades. As empresas são os verdadeiros agentes de mudança para uma indústria mais inovadora", destacou.
Amélia Malheiros, presidente da plataforma, agradeceu ao palestrante e reforçou a importância de que um especialista com o peso de Enrico enriqueça o debate e corrobore com a visão do SCMC sobre a inovação. "Não se pode levar ninguém a algum lugar em que nunca estivemos. Através desse compartilhamento de experiências, chegamos mais próximos desse lugar de modelos de negócio que fazem a diferença no mundo", afirmou.
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação, estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.
Atualmente, 16 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Dudalina, Fakini, HI Etiquetas, Karsten, Lepper, LOA Underwear, Marisol, Meu Móvel de Madeira e Tecnoblu.
ConexãoNF-e - Consulte e gerencie NFe, CTe e NFSe de todas as prefeituras do Brasil
Incofios - Tecnologia e inovação em fio de algodão Penteado e Open End
Seprosc - Sindicato das empresas de software de Santa Catarina
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira
Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda