neg�cios

Empresas de TI contrataram mais de 1,5 mil profissionais em 2017

30/01/2018 13:30:00

Setor no estado contraria o panorama brasileiro, que fechou 20,8 mil postos formais

Empresas de TI contrataram mais de 1,5 mil profissionais em 2017

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que o Brasil finalizou 2017 com 20,8 mil postos formais de trabalho.

O número, que é a diferença entre as contratações e as demissões no país, é o melhor dos últimos 3 anos.

A região sul a que teve o segundo melhor resultado, com um saldo positivo de 33 mil vagas.

Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos no país em 2017.

Foram abertas 29,4 mil vagas formais, sendo que as empresas catarinenses de tecnologia e informação foram responsáveis por 1,5 mil oportunidades no período, representando 5% do total no estado.

De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, isso se deve ao fato de as empresas de tecnologia enxergarem oportunidades:

“Ao desenvolver soluções que podem ajudar empresas de todos os segmentos a economizar ou vender mais, as empresas de tecnologia conseguem fazer da crise um momento para inovar e auxiliar outros setores a se reerguer”.  

Além de empresas consolidadas e scale-ups de destaque, como a Softplan (mais de 350 vagas), Resultados Digitais (mais de 300 contratações), e a Involves (aumento seu quadro de colaboradores em 55%), as pequenas empresas também se destacaram no cenário de contratações em Santa Catarina.

A startup Smarket, que desenvolve tecnologias voltadas para o varejo, ampliou a equipe em mais de 50% e abriu sete vagas em 2017.

Marcela Graziano, CEO da startup, fala sobre o crescimento:

“O perfil de rápido crescimento das startups naturalmente impulsiona o aumento das contratações, abrindo oportunidades principalmente para profissionais qualificados e com perfil inovador".