Startup Reviewr facilita a gest�o de avalia��es online para empresas

08/08/2017 17:00:00

Reviewr � a primeira startup brasileira que oferece esse tipo de servi�o

Startup Reviewr facilita a gesto de avaliaes online para empresas

Você já pediu ou deu opinião sobre um produto, serviço ou local para outra pessoa? Essa prática é muito comum e traz mais segurança na hora de comprar.

Para montar um roteiro de viagem ou escolher um restaurante as sugestões de amigos e familiares são sempre valorizadas. 

Contudo, as recomendações tomaram uma dimensão muito maior com o crescimento da internet. É possível saber as opiniões de consumidores do mundo inteiro sobre determinado estabelecimento apenas com uma pesquisa breve em sites ou aplicativos. Essas avaliações online são chamadas de reviews.

"As avaliações online (reviews) possibilitam que todos os consumidores compartilhem suas experiências, seja positiva ou negativa. É uma forma de publicidade totalmente grátis, feita pelos clientes sem cobrar nada por isso. Além disso, os reviews constroem confiança, reputação e credibilidade, pois as pessoas confiam no que os consumidores comentam e tomam decisões a partir disso" explica Santiago Edo, CEO e Fundador da Reviewr, startup  catarinense especializada em gestão de reviews e reputação online. 

De acordo com pesquisas da Bia Kelsey, 97% dos consumidores dizem que leem reviews online sobre empresas. O Marketing Land afirma que 90% das avaliações positivas influenciam na decisão de compra. Já na apuração do Search Land, 72% dos clientes dizem que reviews positivos os fazem confiar mais no estabelecimento. 

Além de trazer diversos benefícios para os consumidores, os reviews podem ser um grande aliado das empresas que fazem a gestão deles. Uma avaliação online positiva sobre a empresa pode ajudar a aumentar o faturamento do negócio, enquanto uma negativa contribui na perda de clientes. A Harvard Business School afirma que uma estrela a mais em um site como Trip Advisor, por exemplo, pode representar um faturamento de 5% a 9% maior. As opiniões dos clientes também podem auxiliar nas melhorias dos serviços oferecidos. 

Fazer a gestão dos reviews de forma manual é bastante trabalhoso para inserir na rotina da empresa. Os profissionais teriam que abrir todos os sites de avaliações e ler cada um dos reviews, separando os positivos e negativos, anotando pontuações e organizando planilhas. 

Foi pensando nisso que a Reviewr, primeira startup de Gestão de Reviews brasileira, criou um processo chamado Customer Review Intelligence (CRI). Através desse serviço, a startup entrega para os seus clientes uma completa análise da sua reputação online, tudo baseado nos reviews que o estabelecimento possui em sites como Trip Advisor, Foursquare, Google, Facebook, Guia Mais e Yelp. O software também entrega inteligência competitiva para os estabelecimentos, como palavras mais citadas, análise de sentimentos, comparação das avaliações dos principais concorrentes entre outros indicativos, sempre com foco no aumento da pontuação do local (mais estrelas) nos sites de reviews.

"Com uma gestão bem planejada por uma startup capacitada para isso, os estabelecimentos poderão aumentar a satisfação e fidelização dos clientes, engajar e transformá-los em propagadores da marca. Os reviews são uma fonte inesgotável de inteligência, tudo que temos a fazer é passar a ter controle sobre eles", explica Santiago. 

A startup catarinense está entre as cinco selecionadas para o programa de pré-incubação do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e mantida pelo Sebrae/SC.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda