Unochapec� investe em tecnologia e inova��o no Summit Chapec�@

02/06/2017 21:30:00

O primeiro de uma s�rie de atividades promovidas pelo Parque Cient�fico Tecnol�gico

Unochapec investe em tecnologia e inovao no Summit Chapec@

O evento traz para a cidade o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, para falar sobre o papel da propriedade industrial nas relações universidade-empresa em parques tecnológicos. A palestra acontece na sexta-feira (02/06), no auditório do bloco G, às 19h30. As inscrições podem ser feitas na hora, mas as vagas são limitadas.

O Parque Científico e Tecnológico Chapecó@ tem entre seus objetivos potencializar o crescimento econômico, produzir e disseminar conhecimento, agregar valor à produção local e qualificar mão de obra.

A proposta é transformar o cenário econômico e científico regional, como explica o organizador do Summit Chapecó@, professor Ricardo Fantinelli. "A ideia é incentivar cada vez mais projetos inovadores por meio da promoção e disseminação do empreendedorismo, tanto dentro como fora da Unochapecó, através da gestão oferecida pela Rede de Inovação".

O tema da palestra foi escolhido devido à necessidade de promover e ampliar o debate dentro da Instituição, principalmente no que diz respeito às formas de interação entre universidade e o mercado, quando se fala sobre inovação. "Uma das ferramentas que a Universidade utiliza, enquanto agente de desenvolvimento regional para chegar à comunidade, é a propriedade industrial", acrescenta.

Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, o assunto que será discutido durante o encontro se relaciona diretamente com o desenvolvimento da região Oeste, por isso a importância dessa abordagem na primeira edição do Summit Chapecó@. "A experiência do professor Luiz Otávio e seu conhecimento no setor é um bom começo para uma série de eventos inovadores que serão promovidos pelo Parque Tecnológico".

Depois da palestra, será realizada uma mesa-redonda presidida pelo reitor da Unochapecó.

Segundo o professor Ricardo, será uma oportunidade de aproximação entre os interessados em pesquisa e desenvolvimento, com as possibilidades que o Summit Chapecó@ pode gerar. "Estamos avaliando e buscando novos temas para os próximos eventos, e a opinião da comunidade é fundamental", acrescenta.

Ideias de temas para futuras edições do Summit Chapecó@ podem ser encaminhadas para o email: redeinovacao@unochapeco.edu.br

Sobre o palestrante

O atual presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, tem experiência na área de Direito e Políticas Públicas, com ênfase em Direito Internacional do Comércio: Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, propriedade industrial, inovação, transferência de biotecnologia e direito internacional.