Tecnologia

Laborat�rio aberto do Senai Joinville abriga primeira startup

03/05/2017 22:36:00

Projeto dos estudantes da UFSC tomou corpo ao ser aprovado pela Sinapse da Inova��o da FAPESC

Laboratrio aberto do Senai Joinville abriga primeira startup
Estudantes da UFSC criam Startup Comigo. (Foto:Divulga��o)

“Comigo” é a primeira startup usuária do laboratório aberto do SENAI Joinville. O projeto dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tomou corpo ao ser aprovado pela Sinapse da Inovação da Fapesc, programa que visa à prospecção e transformação do conhecimento em inovações.

Pelo projeto, o grupo irá desenvolver o protótipo de uma máquina de Logística Reversa de Garrafas e Latas. Segundo o engenheiro Rodrigo Michels, sócio administrador da startup, a nova tecnologia não tem similar em Santa Catarina.

“Escolhemos o Senai pela sua estrutura tecnológica e pelos consultores especialistas que a instituição dispõe para nos atender”, justifica. O trabalho da startup no laboratório aberto deve se estender até o final de setembro.

André Zanatta, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura, explica que o Senai trabalha com o conceito de laboratórios abertos, o que deve crescer com a transferência dos laboratórios Senai para o novo prédio no segundo semestre.

“Os laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem destinados à democratização da tecnologia, repletos de possibilidades, onde pessoas com diferentes perfis, e habilidades, se encontram para trabalhar, de forma colaborativa, para o desenvolvimento de produtos e negócios”, explica Zanatta.

Diferente do conceito tradicional de laboratórios, fechados para públicos específicos e gerenciados por professores ou pesquisadores, os laboratórios abertos são de acesso livre para qualquer pessoa utilizar os equipamentos e serviços, para desenvolver tudo aquilo que imaginar, no conceito faça você mesmo.