Tecnologia | Publicado em: 21/02/2017 09:37:00

À medida em que a necessidade utilizar cédulas de papel diminui, surgem no mercado global soluções tecnológicas que ajudam empreendedores e consumidores a realizar suas transações de maneira fácil, rápida e confiável.

Há uma revolução tecnológica acelerada nos meios de pagamento digital. Para orientar os pequenos negócios, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC apresenta um relatório sobre as tendências e vantagens dos meios de pagamento digital para o comércio varejista.

Para quem tem uma empresa de pequeno porte, é mais fácil se adaptar às mudanças do mercado do que uma grande corporação que ainda não utiliza meios de pagamento digital.

A tecnologia proporciona um melhor atendimento ao cliente, deixando o serviço mais personalizado - as plataformas de pagamento guardam o histórico de consumo dos clientes, possibilitando a criação de estratégias mais assertivas de atendimento e fidelização

Para o cliente, as vantagens estão na agilidade do pagamento e na facilidade do autoatendimento. Segundo especialistas, o benefício mais evidente - e importante - das compras digitais é o aprimoramento da experiência de compra do consumidor.

Entre as principais tendências de pagamento digital, o relatório do SIS/Sebrae destaca o conceito "zero clique", em que o usuário permite o pagamento recorrente por um produto ou serviço.

É muito utilizado por aplicativos como o Spotify; clubes de assinatura online, como o Glambox. Este formato tende a eliminar possíveis atritos no momento em que o cliente finaliza o pedido. As carteiras virtuais (e-wallets), por sua vez, dispensam cartões de crédito, débito, cédulas e moedas.

Os dados dos clientes ficam armazenados e não é necessário preencher todos os campos na hora de realizar uma compra - basta manter um saldo de créditos na carteira. Todos os dados colhidos são criptografados, o que dá mais proteção contra fraudes.

Um dos meios mais comuns, que já é utilizado no Brasil e foi desenvolvido especialmente aos pequenos empreendimentos, é o pagamento via smartphone (mobile payment).

Para que este tipo de pagamento aconteça, é utilizada a tecnologia Near Field Communication (NFC) ou Comunicação Próxima de Campo, que usa a radiofrequência. A tecnologia permite realizar o pagamento apenas com a aproximação do celular com as maquininhas de cartão.

 Aos empreendedores que se interessaram em adotar meios de pagamento digital em seus negócios, o SIS/Sebrae recomenda:

·    Pesquise o perfil de seus clientes antes de definir a ferramenta mais apropriada. Entenda seus hábitos (se, por exemplo, fica confortável para usar essa tecnologia) e o tipo de aparelho que utiliza;

·   As ferramentas de pagamento digital ainda são novidade no mercado brasileiro e por isso é importante ter cautela quanto à segurança do cliente e do negócio. Antes de investir em alguma das ferramentas disponíveis, avalie as características de armazenamento de dados e controle de recebimento;

·   Procure o Sebrae para receber auxílio em relação às novas ferramentas de pagamento digital. Entre em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou clique aqui e encontre a unidade mais próxima.




Teclógica lança nova versão de solução para comunicação corporativa


Santa Catarina será o primeiro estado a receber o programa Internet para Todos


Engineering Brasil integra projeto Ítalo-Brasileiro de inovação tecnológica


Método de gestão do Google ajudam no crescimento de startups de Santa Catarina

Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado
Patrocinado

Blog do Editor






















Patrocinado
Patrocinado





Agenda Executiva

Encontre cursos, palestras e eventos em Santa Catarina


Empregos

Pensou em mudar de empregou ou carreira?
Encontre sua nova vocação



As mais lidas







Reprodução

Permitimos a livre reprodução do conteúdo, respeitados os contextos da edição. Agradecemos a citação da fonte - www.noticenter.com.br

Endereço

Rua Petrópolis, 206 - CEP 89010-240 - Blumenau - SC
Telefone (47) 3035-4314 | (47) 3035-4316

Receba em seu e-mail



Visite as Redes Sociais

Capa | Cidades | Blog do Editor | Legislação | Carreiras | Entidades | Gestão | Indústria | Logística | Marketing | Tecnologia | Têxtil | Imóveis | Saúde | Veículos |