Tecnologia

Tecnologia em nuvem transforma gest�o de cidade em Santa Catarina

30/11/2016 15:30:00

Ituporanga oferece servi�o que facilita o atendimento e amplia a arrecada��o por meio de servi�os em cloud

Tecnologia em nuvem transforma gesto de cidade em Santa Catarina
Com o Atende.Net, Secretaria da Fazendo conseguiu apurar mais de R$ 423 mil em ISS que podem n�o ter sido recolhidos (Foto: Divulga��o)

Por meio de soluções específicas para a gestão pública municipal, várias cidades do país conseguiram aumentar a arrecadação, melhorar o atendimento aos cidadãos, reduzir filas para a prestação de serviços e aproveitar melhor os espaços urbanos.

No Sul do Brasil, prefeituras de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul obtiveram resultados importantes com a migração dos sistemas.

Em Ituporanga, município catarinense com pouco mais de 26 mil habitantes, a Secretaria da Fazenda conseguiu apurar recentemente mais de R$ 423 mil em Imposto Sobre Serviços (ISS) que podem não ter sido recolhidos por um banco.

O valor é equivalente à soma de impostos gerados por todos os estabelecimentos financeiros locais em um ano inteiro. Para chegar à cifra, os fiscais usaram o Atende.Net, sistema baseado em cloud computing, que analisou toda a contabilidade bancária dos últimos meses da instituição.

Com menos filas nas sedes administrativas, os servidores podem se concentrar em atividades que ajudem o município a crescer de forma ordenada, combater o uso irregular do solo e a sonegação fiscal imobiliária.

A iniciativa faz parte da chamada “gestão pública 2.0”, conceito que propõe a digitalização de informações, centralização de bancos de dados e uso intensivo da computação em nuvem para auxiliar a administração das cidades.

A solução foi desenvolvida pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista na área e presente em centenas cidades de várias regiões do país.