N�o perca vendas por faltas de Estoque e fortale�a seu crescimento

21/07/2016 14:00:00


S&OP, Sales and Operations Planning, na visão de Tom walace, escritor, educador e especialista em S&OP, é um conjunto de processos para tomada de decisão, demanda, suprimento, compras e deve fazer a conexão entre planejamento financeiro e operacional.

O S&OP conecta o planejamento estratégico com as operações do dia-a-dia, é o elo entre o estratégico e o operacional.

Um dos principais desafios do S&OP é a previsão de necessidades na cadeia produtiva a fim de planejar estoques e vendas. A previsibilidade da demanda não é uma matemática fácil e não está livre de erros, ela nunca vai ser cem porcento assertiva. Uma boa previsibilidade evita quebras da linha de produção por falta de suprimento e a falta de produtos em estoque para venda.

Um ótimo modo para prever as demandas é a utilização de indicadores KPIs, que são indicadores-chave de desempenho, eles são o elo entre todas as hierarquias da empresa, indicadores que mostram o desempenho.

Uma das melhores soluções para resolver no S&OP em uma empresa é a adoção de um software de planejamento.
A SAP hoje traz o IBP, Integrated Business Planning, para resolver o S&OP. Ele está em base Hana e complementa o SAP APO.
O IBP é uma ferramenta de planejamento para gestão de suprimentos, ele integra em sua plataforma as exigências de marketing, plano de produção e de comercialização com relação ao planejamento de orçamentos. Ele traz interfaces mais simples e intuitivas e também contém um add-on do Excel, pelo qual o usuário efetua logon no banco de dados SAP HANA e entra direto no cenário de planejamento.

37 indicadores-chave de desempenho (KPIs) são predefinidos no IBP com possibilidade de criar outros indicadores específicos do cliente. Estes indicadores vêm para ajudar a solucionar o maior problema do planejamento da cadeia de suprimentos, a previsibilidade das demandas, sejam operacionais, compras, vendas, estoque ou produção. Isso tudo é feito pela central de comando do SAP IBP, a Supply Chain Control Tower.

São 4 módulos que formam o IBP:

No SAP IBP for Sales and Operation Planning, ou SAP IBP S&OP, o objetivo é possibilitar o planejamento 3D, ou seja, integrando e gerenciando a venda, a comercialização e o marketing com as necessidades da produção e da área financeira.

O SAP IBP for Demand para planejamento de vendas, com previsões sobre venda de produtos com intervalos específicos e métodos de previsão novos.

O módulo SAP IBP Inventory atende a transparência sobre estoques de segurança. Para controlar dinamicamente estoques de segurança de acordo com a previsão são usados algoritmos “Multi-Echelon” da SmartOps, empresa desenvolvedora de software que a SAP adquiriu há dois anos.

As informações sobre entrega das peças necessárias para a produção estão integradas no módulo SAP IBP Supply que apresenta as informações de entrega de peças necessárias para produção, também perante previsões.

E finalmente o IBP for Response completa o software. O módulo oferece uma interface no ERP que permita, por exemplo, consultar se as peças necessárias para o pedido estão no estoque ou se precisam ser produzidas. O IBP for Response confere se os planejamentos feitos estão corretos, permitindo alterações em curto prazo, além de aceitar os “pedidos do chefe”, pode também simular alterações e distribuir tarefas rapidamente.

Com o IBP para o S&OP a cadeia de suprimentos ganha todo o controle e gerenciamento necessários ao melhor funcionamento garantido que todas as etapas da linha de produção sejam abastecidas corretamente e que os erros de previsão de necessidade de estoque reduzam-se. Assim os estoques sempre vão atender a demanda evitando furos em produção e venda.