Inova��o

Startup com foco em moda consciente � lan�ada em mar�o

03/03/2017 18:48:00

Becauz funcionar� como e-commerce de produtos que ter�o metade do lucro revertido para a��es e projetos de evolu��o humana

Startup com foco em moda consciente  lanada em maro
Fundamentada no conceito de Inova��o Natural, a startup � uma cria��o do Instituto Mobi, idealizado no Vale do Sil�cio e estruturado em Santa Catarina.(Foto:Divulga��o)

Foi com o objetivo de dar outra perspectiva ao consumo que o Instituto Mobi reuniu um grupo de parceiros para lançar a startup Becauz. A plataforma de e-commerce começa a operar em março e promete uma experiência inovadora de compra.

Além de escolher os produtos de moda, os internautas poderão selecionar ações ou projetos de evolução humana, previamente indicados, para destinar metade do lucro, auxiliando na evolução de diversas causas.

Fundamentada no conceito de Inovação Natural, a startup é uma criação do Instituto Mobi, idealizado no Vale do Silício e estruturado em Santa Catarina.

“A ideia é disseminar a Causa, princípio da Inovação Natural, e proposta de novo modelo organizacional mais útil para a sociedade”, afirma Eduardo Borba, fundador do Mobi e da Becauz.

Marcas como Brandili Têxtil e Haco Etiquetas estão envolvidas no projeto. Cláudia Orçati Caniceiro, psicóloga e gerente de desenvolvimento organizacional na Brandili, é uma das parceiras. Participa como apoiadora e orientadora da causa. A Brandili produzirá alguns itens da Becauz.

“É uma oportunidade de colocar em prática valores fundamentais para a construção de uma sociedade melhor e mais justa”, afirma.

Alberto Lowndes, diretor da Haco, responsável pelas etiquetas e tags das peças, sublinha que a empresa acredita muito em propósito, sendo algo que vai além do sucesso econômico.

“Quando conhecemos a causa Becauz, ficamos realmente empolgados com o alcance que pode ter diante de pessoas cada vez mais preocupadas com o bem-estar geral”, ressalta.

Para ele, a sociedade está entrando em uma nova era de consumo, em que os compradores querem entender e conhecer a história dos produtos, o que os leva a consumir das empresas que mais admiram.

Outro parceiro, que trabalha inclusive com marcas internacionais como Prada, é a GasModels, que contribuiu com os modelos para a grife.

“Estamos com expectativas ótimas. Além dos produtos terem qualidade, a causa é muito nobre”, afirma Dangelo Peixer, CEO da empresa.

O projeto foi concebido para transmitir confiança e segurança ao público. Por isso, a Becauz também conta com parceiros como Flávio Pinheiro Neto Advogados e Taticca Auditores e Consultores, responsáveis pela parte jurídica e auditoria das demonstrações contábeis, que serão constantemente apresentadas aos consumidores.

“Acredito que esse é o modelo de negócio do futuro, pois não podemos esperar que o governo seja o único responsável pelo desenvolvimento social. As empresas que tiverem esse olhar têm grandes chances de crescimento”, justifica Flávio Pinheiro Neto.

Para Luiz Carlos de Souza, sócio da Taticca, a Becauz trará uma resposta aos consumidores que buscam uma compra mais consciente, que apoie o consumo de uma empresa que retribui para a comunidade.

Equipe e parceiros

A equipe que lidera as iniciativas da Becauz é composta por reconhecidos especialistas e profissionais do mercado comprometidos com a Causa: Eduardo Bertoldi de Salvo (experiente executivo em Gestão e Governança), André Gustavo Pasold (UX, formado pelo SVPG no Vale do Silício), Grazieli Waltrich (experiente em inovação social), Rosilene Venturi (consultora e acadêmica de moda), Viviane Thaís de Araújo (consultora em responsabilidade corporativa e especialista em diversidade).

A força da causa também possibilita à Becauz o diferencial de contar com uma rede de mentores e orientadores destacados em suas áreas de especialização como Flávia Brandes (financeiro), Everson Marcon (controladoria), Claudia Orçati (desenvolvimento humano), Delmari Zwicker (produção) e Alaide Terezinha Santos (qualificação dos projetos).

A intenção é zelar para que o modelo de negócio continue ganhando escala e possa receber as próximas rodadas de investimento.