Controle de acesso na constru��o civil atrav�s da tecnologia

01/03/2018 11:00:00

Por Adriana Bombassaro Alexandre, diretora de produtos da Tecl�gica

Controle de acesso na construo civil atravs da tecnologia

Por Adriana Bombassaro Alexandre, diretora de produtos da Teclógica

 

A segurança de profissionais em ambiente de trabalho é um tema recorrente, nem sempre por bons motivos.

Segundo dados da Previdência Social e Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo com o maior índice de acidentes laborais, cerca de 700 mil por ano, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia.  

E a construção civil merece atenção, já que este é o quinto setor com maior incidência de acidentes no país.

Muitos profissionais que atuam nessa área trabalham em elevadas alturas e operam grandes máquinas, o que faz com que as empresas invistam constantemente em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).

No entanto, existem tecnologias que também podem ser somadas às demais prevenções, como o controle de acesso à outra por meio de sistemas de registros de dados.

Quando utilizadas em dispositivos mobile, como smartphones e tablets, disponibilizam em tempo real a situação da ficha cadastral de um colaborador e em que momento acessou o local de trabalho.

Podem detectar um funcionário que não esteja com os treinamentos necessários em dia, EPIs válidos/faltantes ou até mesmo irregularidades quanto a exames obrigatórios.

Agilidade tem sido uma característica primordial para o bom funcionamento de qualquer operação. No controle de segurança, não é diferente. Com o uso de dispositivos móveis, ao mesmo tempo em que existe uma melhor organização, há a certeza de que a empresa está tomando as devidas providências quanto a segurança de todas as pessoas que circulam no local.

Isso porque a legislação brasileira afirma que as construtoras são responsáveis por todos os profissionais que atuam em um canteiro de obra.

Assim, a tecnologia é mais uma maneira de auxílio na segurança para a construção civil.

Além do mais, não apenas uma forma de cuidar de seus colaboradores, é também uma maneira de motivar e consequentemente aumentar a produtividade em uma obra. 

 

SOBRE A TECLÓGICA

Fundada há mais de 20 anos, a Teclógica é especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos.

Possui expertise em projetos de Outsourcing, Infraestrutura, Comunicação Corporativa e Mobilidade Corporativa.

Com sede em Blumenau, a empresa conta com atuação em todo o território nacional e na América Latina.







Sustentabilidade e inovação tecnológica impulsionam a indústria têxtil brasileira

Artigo pelo Eng. Éder Lungen, gerente de vendas da Bermo Válvulas e Equipamentos Industriais Ltda