AEROPORTOS

Aeroporto de Navegantes consolida novo marco logístico com inauguração oficial de operação cargueira internacional 

17/12/2025 16:30:00

Aeroporto de Navegantes consolida novo marco logístico com inauguração oficial de operação cargueira internacional 

Nesta terça-feira (16), o Aeroporto Internacional de Navegantes sediou a inauguração oficial da operação cargueira internacional que conecta o terminal à cidade de Miami, nos Estados Unidos.

A iniciativa, conduzida pela Motiva, administradora do aeroporto, representa um novo marco para o desenvolvimento logístico e econômico de Navegantes, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina.

O evento reuniu aproximadamente 200 convidados, entre autoridades, parceiros logísticos e lideranças do setor, que acompanharam de perto a operação do cargueiro.

A aeronave Boeing 767-300, operada pela Bringer Air Cargo, em parceria com a Latam Cargo, pousou no terminal às 8h42, procedente de Miami.

A operação, que teve seu primeiro voo realizado em 26 de novembro e cumpre frequência semanal na rota Miami × Navegantes, dedicada exclusivamente à importação.

Com capacidade para transportar até 50 toneladas, o cargueiro atende diversos segmentos industriais, oferecendo mais agilidade, segurança e eficiência logística para as empresas catarinenses.

A concretização da operação é resultado de uma série de investimentos e adequações realizadas no aeroporto.

Segundo Lilian Françoso, gerente de Cargas da Motiva Aeroportos, foram aplicados cerca de R$ 2,5 milhões em melhorias estruturais e operacionais.

O impacto da nova rota também é percebido diretamente no setor logístico.

Com a operação cargueira internacional, o Aeroporto de Navegantes reforça seu papel como hub estratégico para importações, reduzindo custos e prazos logísticos, fortalecendo a indústria catarinense e ampliando a competitividade do estado no cenário nacional e internacional.

Para a diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, Monique Henriques, a operação representa um avanço significativo para o estado:

“A operação cargueira é um marco para o Aeroporto de Navegantes e também para o município e para o Vale do Itajaí”.

“É o primeiro passo para trazermos diretamente ao estado a carga aérea que é do estado e que hoje chega por via rodoviária, depois de pousar em outros aeroportos de São Paulo”.

“Com esse movimento, o importador passa a receber sua carga em menor tempo, com mais segurança e garantia de qualidade. É mais eficiência e qualidade para a logística catarinense”.

Lilian Françoso comentou:

“Foi feito um investimento na extensão da pista de pousos e decolagens, no alargamento da taxiway e na implementação de diversos processos que viabilizaram a autorização para o recebimento de aeronaves cargueiras”.

“Foi um trabalho longo, construído a muitas mãos, que muito nos orgulha e que certamente coloca Navegantes em outro patamar”.

Para Jean Pablo Costa, Diretor de operações da PagLog, a operação fortalece a competitividade regional e projeta Santa Catarina no comércio exterior:

“Foram muitos investimentos em infraestrutura, sistemas e, principalmente, no treinamento das equipes, a partir da experiência que já temos em aeroportos como Curitiba e Vitória”.

“Presenciar de perto que, no coração desse gigante do ar, o Boeing 767, estavam toneladas de cargas foi especial”.

“Acompanhar as operações das equipes, com o compromisso de garantir agilidade e segurança aos produtos dos nossos clientes, nos enche de confiança para voar ainda mais alto. Que venha a segunda rota cargueira”.

“A agilidade do modal aéreo, operado pela Pac Log em Santa Catarina e suas parceiras, somada ao dinamismo das empresas catarinenses, fortalece a competitividade internacional e aproxima o Vale do Itajaí dos principais mercados globais, consolidando o terminal como um hub logístico relevante no Sul do Brasil”.

A escolha de Navegantes como ponto de conexão internacional também reflete uma decisão estratégica da Bringer Air Cargo. De acordo com Roberto Schiavone, CCO da companhia, a operação atende a uma demanda real da região:

“A decisão foi tomada para atender uma demanda concreta dessa região, que é muito bem suprida pelo Porto de Itajaí, mas que, no modal aéreo, ainda dependia majoritariamente de Guarulhos ou Viracopos”.

“Essa carga chegava por avião em São Paulo e depois seguia por caminhão até Santa Catarina”.

“Uma região com tamanha prosperidade merecia ter um serviço internacional de carga aérea, e o Aeroporto de Navegantes é o mais bem localizado para isso”.

“Essa foi a nossa visão: atender essa demanda e contribuir para o desenvolvimento ainda maior da região”.