SUSTENTABILIDADE

Nidec ACIM reforça protagonismo na descarbonização e apoia iniciativa socioambiental de Joinville na COP30

07/11/2025 15:00:00

Nidec ACIM reforça protagonismo na descarbonização e apoia iniciativa socioambiental de Joinville na COP30

A experiência de Joinville em inovação, sustentabilidade e mobilização socioambiental vai cruzar fronteiras.

A Nidec ACIM (Appliance, Commercial and Industrial Motors) participa da COP30, realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025, integrando o painel “Competitividade, inovação e infraestrutura tecnológica”, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

O evento será realizado na tarde de 15 de novembro, no Centro de Economia Criativa – Parque da Cidade (Green Zone), em uma programação dedicada à eficiência energética e à transição para uma indústria sustentável, destacando o papel do setor produtivo brasileiro na redução das emissões e no avanço tecnológico voltado à descarbonização.

Já a delegação do Coletivo Joinville Lixo Zero embarca para a COP30 com a missão de compartilhar o sucesso da cidade mais populosa de Santa Catarina em iniciativas de economia circular, educação ambiental, arte e sustentabilidade.

A participação do grupo é viabilizada com patrocínio da Nidec ACIM, Cidade das Águas, Malwee, Mídia Clean, Oceano e WT Viagens Corporativas.

Entre os apoiadores, a Nidec se destaca como a única indústria de Joinville a patrocinar a viagem e por integrar sustentabilidade em todas as etapas de sua operação — da manufatura à inovação tecnológica. 

JOINVILLE COMO VITRINE DA DESCARBONIZAÇÃO E DA INOVAÇÃO 

A unidade da Nidec em Joinville, onde são fabricados os produtos Embraco, foi a primeira da empresa no mundo a alcançar neutralidade de carbono, operando 100% com energia renovável e zero envio de resíduos a aterros.

A planta é responsável pela produção de soluções de refrigeração da marca Embraco, reconhecidas globalmente por sua alta eficiência energética e contribuição direta para a redução de emissões de carbono.

O apoio à participação do Coletivo Joinville Lixo Zero na COP30 reforça o compromisso da empresa em estimular ações locais com impacto global, alinhadas à sua estratégia de descarbonização industrial e à meta de acelerar a transição para uma economia mais sustentável.

VOZES LOCAIS NO PALCO GLOBAL DA CASA VOZES DO OCEANO  

A presença do Coletivo na COP30 foi consolidada por convite da Família Schurmann, por meio da iniciativa Voz dos Oceanos, para integrar a programação da Casa Vozes do Oceano, localizada na icônica Casa das Onze Janelas, em Belém.

O espaço reunirá cientistas, designers, empresários e ativistas em torno de soluções sustentáveis.

 ACESSO À BLUE ZONE E PRESENÇA ESTRATÉGICA 

Além da Casa Vozes do Oceano, o Coletivo obteve credenciamento para a Blue Zone, onde ocorrem as negociações oficiais da COP30.

O acesso permitirá acompanhar discussões de alto nível e levar as experiências de Joinville e da Nidec ACIM diretamente ao centro do debate climático global.

HUB DE INFORMAÇÕES E IMPACTO

Durante a conferência, o Coletivo atuará como um hub de informações, compartilhando boletins diários e entrevistas sobre as discussões da COP30.

A iniciativa busca fortalecer a imagem de Joinville como referência nacional em economia circular e práticas Lixo Zero.

A participação do Coletivo Joinville Lixo Zero na COP30 — com o apoio da Nidec ACIM — reforça que o caminho para um futuro mais sustentável é construído com engajamento, inovação e boas práticas replicáveis, mostrando que Joinville é um polo de referência em sustentabilidade industrial e socioambiental.

Adriano GandraDiretor Sênior de Operações para a América Latina, afirma:

“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia global e é vivenciada diariamente em nossas operações”.

“Apoiar iniciativas como o Coletivo Joinville Lixo Zero é uma forma de conectar nossos avanços industriais com a transformação social e ambiental que acontece nas comunidades onde atuamos”.