INVESTIMENTOS
Nova edição do programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, vai investir mais de um milhão em projetos
20/10/2025 11:30:00

A ENGIE Brasil e empresas apoiadoras que integram o programa Parcerias do Bem acabam de lançar a 6ª edição do programa Mulheres do Nosso Bairro, iniciativa voltada para a promoção do empreendedorismo feminino.
Neste ano, o valor investido chega a um milhão de reais, sendo R$ 10 mil aplicado em cada um dos projetos a serem selecionados nas regiões onde a ENGIE e seus parceiros atuam.
Como forma de reforçar o compromisso do Programa com a equidade racial, no mínimo 50% dos projetos premiados serão destinados a mulheres negras.
As inscrições estão abertas até o dia 7/11 e podem ser feitas no site www.engie.com.br/mulheres-do-nosso-bairro.
A edição deste ano traz o tema “Investindo em quem faz a economia girar”.
Além do valor em dinheiro para impulsionar o negócio, cada premiada recebe treinamentos na área de gestão empreendedora.
Desde seu lançamento, com as cinco edições anteriores, já foram investidos mais de R$ 4 milhões, impactando mais de 50 mil mulheres, incluindo aporte direto a 360 empreendimentos liderados por mulheres de todo o Brasil.
No Pará, a Associação de Mulheres Empreendedoras de Floresta do Araguaia (AME) foi contemplada, com projeto para gerar oportunidades para empreendedoras da região.
O grupo produz artesanato em geral, doces e geleias e artigos confeccionados a partir de papel com fibra do abacaxi.
Esse papel é desenvolvido na associação com outras fibras como cascas de cebola e folhas de bananeira e, depois de pronto, é usado para revestimento de diversos tipos de caixas, envelopes e embalagens personalizadas.
Além do edital em si, o Mulheres do Nosso Bairro conta com outros eixos de ação, por meio dos quais oferece cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, além de iniciativas para suporte à saúde física e mental.
Neste ano, o programa conta com o apoio das empresas Aliança Energia, CESTE, Consulado da Mulher, Goedert, Grupo Habitasul, Jirau, Koerich, Instituto Malwee, Nauterra, Oiapoque Energia, Porto Itapoá, Portobello, Portonave, Renault, TAG, Técnica Geração, Vibra, Voltalia e WEG
O envolvimento das demais empresas ocorre por meio do programa Parcerias do Bem, lançado pela ENGIE Brasil Energia em 2021 convidando clientes e parceiros de diferentes portes e setores a se engajarem em iniciativas de responsabilidade social.
Saiba mais no site www.engie.com.br/parceriasdobem/.
A Diretora de Sustentabilidade da ENGIE Brasil, Thais Soares, explica:
“O Mulheres do Nosso Bairro é uma iniciativa que integra a estratégia de responsabilidade social da ENGIE, com foco na promoção do empreendedorismo feminino em comunidades onde atuamos, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento local e a geração de renda”.
“São contempladas mulheres que transformam desafios em oportunidades e que, com o apoio do programa, conseguem dar um novo rumo às suas vidas e às de suas famílias. É mais do que investimento: é transformação social com rosto, nome e propósito”.
A Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil, Luciane Pedro, afirma:
“O programa tem crescido ano a ano, em uma verdadeira corrente do bem. No ano passado, as 100 ganhadoras estavam espalhadas por 65 cidades de 22 estados, o que mostra o ganho em alcance da iniciativa por meio do apoio de cada vez mais parceiros de diferentes setores e regiões”.
“Em média, com base nas edições anteriores, 40% dos projetos tornam-se a principal fonte de renda das vencedoras do edital. E 80% dos negócios apoiados tiveram aumento de renda após a participação no programa”.
Na edição anterior, Lindaura Almeida Lima de Aragão, de 69 anos, moradora de Florianópolis, foi uma das ganhadoras com o projeto para investir em seu ateliê de costura, o Se Achegue Ateliê:
“Tenho muita disposição ainda, gosto de estudar tendências e novidades. Com o prêmio, vou poder investir na inscrição de feiras e ampliar a presença nas redes sociais da marca”.
Jaqueline Santos Silva Felix, 36, também moradora de Florianópolis, foi outra contemplada, com o projeto de ampliação de um salão especializado em manicure que é a principal fonte de sustento de toda sua família:
“Sempre tive a vontade de empreender, de trabalhar para mim. Criei coragem para abrir o salão e com o prêmio vou ampliar o espaço de trabalho, criando também um spa dos pés”.
Pabst & Hadlich - Advocacia empresarial
Exímio Soluções em TI - Soluções ideais para impulsionar seus negócios
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital