PARCERIAS

Univali e BRDE firmam acordo de cooperação para impulsionar a inovação e o acesso a programas de financiamento

04/09/2025 09:30:00

Univali e BRDE firmam acordo de cooperação para impulsionar a inovação e o acesso a programas de financiamento

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram um acordo de cooperação com o objetivo de fomentar projetos de inovação e facilitar o acesso de empreendedores e empresas da região às linhas e programas de financiamento disponibilizados pela instituição financeira.

A parceria foi oficializada nesta quarta-feira, 3, em reunião no campus Professor Edison Villela, Itajaí.

O acordo visa elevar a competitividade e a produtividade das empresas por meio da divulgação de informações para o acesso às operações de crédito, especialmente no programa BRDE Inova.

A Univali irá atuar na difusão do programa junto à sua rede de clientes, parceiros e núcleos de tecnologia e inovação.

O diretor de Inovação e Empreendedorismo, professor Fabio Zabot Holthausen, explica que a universidade será responsável pela orientação e seleção dos interessados, elaboração de pareceres técnicos sobre os projetos, além de prestar assessoria no encaminhamento do material para a comprovação dos investimentos.

Além do acordo, as instituições formalizaram o ingresso do BRDE no Programa Hub Universidade & Empresa, iniciativa da Univali que visa implantar espaços diferenciados para aproximar academia, setor empresarial, governo e sociedade.

Holthausen comentou:

“A parceria com o BRDE representa um importante passo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e do desenvolvimento econômico regional, promovendo oportunidades concretas para empreendedores que buscam transformar ideias em projetos sustentáveis e inovadores”.

"Além da divulgação das oportunidades, a Univali irá operacionalizar e garantir a qualidade dos processos”.

O diretor Financeiro do BRDE, João Paulo Kleinubing, afirmou: 

“O BRDE nasceu junto com o primeiro grande impulso de planejamento de Santa Catarina”.

"Teve um papel fundamental no fortalecimento do crédito no Estado e agora um dos nossos grandes desafios é a aproximação com a sociedade”.

"Neste sentido, estar na Univali, fomentar projetos de inovação e valorizar micro, pequenos e médios negócios é fundamental para cumprirmos nossa missão de apoiar quem produz e transforma vidas”.

Mauro Mariani, diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, enfatizou:

“A Univali e BRDE se assemelham, pois são instituições que há mais de 60 anos geram soluções para auxiliar no desenvolvimento do Estado”.

"Estar na Univali neste momento em que o BRDE se aproxima cada vez mais da sociedade é motivo de imenso orgulho”.

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, salientou:

“Nossa relação com o BRDE vem de longa data e já permitiu importantes investimentos como a construção dos Espaços do Conhecimento Compartilhado, por exemplo”.

"Estamos muitos felizes de poder consolidar nossa parceria, ampliando a abrangência das ações conjuntas agora com foco na inovação e nos programas de financiamento disponíveis no banco”.

"Nossos desafios são cada vez maiores e parcerias como essa são o caminho para alcançarmos nossos objetivos institucionais”.