PORTOS E AEROPORTOS

Porto de Itajaí deverá receber R$ 689 milhões em investimentos até 2030 e projeta novo terminal de cruzeiros

08/05/2025 11:00:00

Porto de Itajaí deverá receber R$ 689 milhões em investimentos até 2030 e projeta novo terminal de cruzeiros

O complexo portuário de Itajaí deverá receber R$ 689 milhões em investimentos até 2030, com foco na modernização da infraestrutura e na ampliação da capacidade de operação de navios de grande porte.

O plano inclui ainda a construção de um novo terminal para cruzeiros, abrindo caminho para o fortalecimento do turismo na região.

A projeção foi apresentada por Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela gestão do porto desde a federalização.

Durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Pomini detalhou as intervenções previstas e os respectivos prazos.

As obras integram o planejamento estratégico da APS e envolvem tanto melhorias operacionais quanto ações estruturantes.

Pomini comenta que a gestão federal do porto traz benefícios como maior rigor na governança e o cumprimento das diretrizes da Lei das Estatais.

Já o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, destacou o bom desempenho financeiro da autoridade portuária, que encerrou 2025 com faturamento de R$ 64 milhões — um crescimento de 158% em relação ao ano anterior.

Entre os investimentos estão:

    •    Dragagem do canal de acesso: R$ 90 milhões, com entrega prevista para outubro de 2027.

    •    Readequação do Molhe de Navegantes: R$ 64 milhões, com conclusão estimada para setembro de 2028.

    •    Obras na bacia de evolução: R$ 68 milhões, com término previsto para abril de 2027.

    •    Novo píer para navios de cruzeiro: R$ 300 milhões até 2030.

    •    Compra e instalação de scanner: R$ 12 milhões.

    •    Readequação de subestações de energia e iluminação: R$ 20 milhões.

    •    Contenção da margem direita do canal: R$ 67 milhões.

    •    Adensamento do Recinto Alfandegado Contíguo: R$ 45 milhões.

    •    Retirada do navio Pallas (submerso há mais de 120 anos): R$ 23 milhões.

Para o presidente da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano, os investimentos representam um passo essencial para a competitividade logística de Santa Catarina:

“Vamos incluir as obras previstas no Monitora FIESC e acompanhar de perto o andamento dos prazos e da execução dos projetos”.