PORTOS E AEROPORTOS
Porto de Itajaí deverá receber R$ 689 milhões em investimentos até 2030 e projeta novo terminal de cruzeiros
08/05/2025 11:00:00

O complexo portuário de Itajaí deverá receber R$ 689 milhões em investimentos até 2030, com foco na modernização da infraestrutura e na ampliação da capacidade de operação de navios de grande porte.
O plano inclui ainda a construção de um novo terminal para cruzeiros, abrindo caminho para o fortalecimento do turismo na região.
A projeção foi apresentada por Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela gestão do porto desde a federalização.
Durante reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Pomini detalhou as intervenções previstas e os respectivos prazos.
As obras integram o planejamento estratégico da APS e envolvem tanto melhorias operacionais quanto ações estruturantes.
Pomini comenta que a gestão federal do porto traz benefícios como maior rigor na governança e o cumprimento das diretrizes da Lei das Estatais.
Já o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, destacou o bom desempenho financeiro da autoridade portuária, que encerrou 2025 com faturamento de R$ 64 milhões — um crescimento de 158% em relação ao ano anterior.
Entre os investimentos estão:
• Dragagem do canal de acesso: R$ 90 milhões, com entrega prevista para outubro de 2027.
• Readequação do Molhe de Navegantes: R$ 64 milhões, com conclusão estimada para setembro de 2028.
• Obras na bacia de evolução: R$ 68 milhões, com término previsto para abril de 2027.
• Novo píer para navios de cruzeiro: R$ 300 milhões até 2030.
• Compra e instalação de scanner: R$ 12 milhões.
• Readequação de subestações de energia e iluminação: R$ 20 milhões.
• Contenção da margem direita do canal: R$ 67 milhões.
• Adensamento do Recinto Alfandegado Contíguo: R$ 45 milhões.
• Retirada do navio Pallas (submerso há mais de 120 anos): R$ 23 milhões.
Para o presidente da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Martorano, os investimentos representam um passo essencial para a competitividade logística de Santa Catarina:
“Vamos incluir as obras previstas no Monitora FIESC e acompanhar de perto o andamento dos prazos e da execução dos projetos”.
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