INOVAÇÃO

Tratado vai fomentar a inovação nos 295 municípios de SC

18/03/2025 16:00:00

Tratado vai fomentar a inovação nos 295 municípios de SC

Um grande avanço para o ecossistema de inovação catarinense foi concretizado nesta segunda-feira (17) com a assinatura do Tratado da Inovação Catarinense.

O acordo, firmado entre o governo do estado e os 295 municípios de SC, estabelece um alinhamento estratégico para modernizar legislações, atrair investimentos e fortalecer o desenvolvimento sustentável.

O compromisso assumido pelos prefeitos prevê o envio de projetos às câmaras municipais para atualizar a legislação local, adequando-a às diretrizes estaduais de fomento à inovação.

O governador Jorginho Mello ressaltou a importância da ampliação da inovação nas cidades, enquanto o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, enfatizou a necessidade de unir esforços.

Já o prefeito de Florianópolis e presidente da FECAM, Topázio Neto, reforçou o impacto da iniciativa na criação de um ambiente favorável para investimentos e tecnologia.

CONFIRA OS PRINCIPAIS ANÚNCIOS DO EVENTO 

  • Alinhamento legal estratégico: Santa Catarina pretende ser o primeiro estado do país 100% adequado a legislações de incentivo à inovação, criando um ambiente mais seguro e atrativo para investidores e empreendedores.
  • Desburocratização e conectividade: Novas medidas foram detalhadas para facilitar parcerias público-privadas e impulsionar a adoção da tecnologia 5G nos municípios.
  • Plataforma iCatarina: Um ambiente virtual integrado reunirá dados estratégicos, indicadores e boas práticas para embasar decisões públicas com inteligência analítica.
  • Guia Interativo dos Municípios Catarinenses: Ferramenta digital que trará informações socioeconômicas, infraestrutura e vocações regionais dos municípios, facilitando o planejamento e atração de investimentos.
  • Pronampe Inovação: Programa voltado ao financiamento de pequenos negócios inovadores, com foco em startups e empresas de base tecnológica.
  • Parceria BRDE e SC Mais Inovação: O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) atuará como agente financeiro para fomentar projetos inovadores nos municípios catarinenses.

Durante o evento na Assembleia Legislativa, o presidente da FIESC, que mantém uma rede de dez institutos de inovação e tecnologia pelo SENAI, além do Centro de Inovação em Saúde do SESI, Mario Cezar de Aguiar, destacou o papel da indústria no processo:

“A inovação é uma das características centrais da indústria catarinense e uma das causas mais importantes da força que nossa indústria tem no mercado global".






Pós-Graduação em Gestão de Negócios da FDC na Fundação Fritz Müller tem foco em capacitação e progressão de carreira

O objetivo é formar profissional com visão sistêmica aliada ao conhecimento em gestão de negócios