ECONOMIA
Florianópolis e SC lideram índice de economia criativa no Brasil
14/10/2024 12:00:00
Foto: Cassiano Psomas/Unsplash
Florianópolis conquistou a liderança do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) de 2023 entre as capitais brasileiras em estudo divulgado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Santa Catarina também se posiciona na 1ª posição no ranking dos estados com ambientes propícios para o desenvolvimento de negócios criativos e que se beneficiam da movimentação econômica deste segmento.
Os reconhecimentos sobre o estado catarinense e de sua capital vêm após Florianópolis também obter outras conquistas como o título de Capital Nacional das Startups e a liderança nos rankings de ecossistemas emergentes com a maior quantidade de investimento em Venture Capital na América Latina e de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
A capital catarinense é sede de um dos maiores eventos de economia criativa do Brasil, o Floripa Conecta – também conhecido como Flo.co.
O movimento florianopolitano atrai turistas e impacta a economia local todos os anos no mês agosto por meio da realização de diversas iniciativas lideradas por instituições e empresas.
Em sua última edição, mais de R$ 100 milhões foram gerados para a cidade.
No IDPEC, as capitais e estados são avaliados de acordo com três dimensões, são elas: Capacidades Humanas, que considera os efeitos da educação no desenvolvimento da economia criativa e a importância de profissionais qualificados; Atratividade e Conectividade Espacial, a qual está relacionada à segurança urbana, conexão aérea e a digitalização; e Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo, que considera as atividades culturais, orçamento público para a área, além de empreendedorismo e a governança municipal.
Cada dimensão possui variáveis que analisam dados específicos, formando a escala de 0 a 1 do Índice.
Florianópolis é 1º lugar: nas dimensões de Atratividade e Conectividade Espacial e de Ambiente Cultural e Empreendedorismo Criativo. Quanto às variáveis, está na liderança em Conectividade Digital e Empreendedorismo.
Já o estado de SC é líder: nas variáveis de Conectividade Digital e Empreendedorismo.
Entre os dados que compõem a avaliação do IDPEC estão informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio, Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), DATASUS, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Hórus – sistema de informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil -, Mapa de Empresas – ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte -, e Conselho Federal de Administração (CFA).
O Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) está disponível neste link.
Asset TI - Maximize recursos na nuvem com menos desperdício e mais eficiência
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação
Pabst & Hadlich - Advocacia empresarial
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
Senior Sistemas abre inscrições para programa de estágio em 2026. Vagas são para Blumenau
Programa oferece atuação prática em diversas áreas da empresa, acompanhamento da Universidade Corporativa
Teltec Solutions cria liderança dedicada à estratégia e automação de IA
Movimento consolida iniciativas já em curso e amplia a integração da IA à operação, aos serviços e à governança da companhia
Bloco cerâmico puxa alta e CUB da construção em SC sobe 0,22% em janeiro
No segmento residencial médio, a parcela de mão de obra ficou em R$ 3.019,26 com encargos sociais, variação de +0,22%


