COMÉRCIO

Comércio registra aumento de 1,6% nas vendas de Dia das Mães, comparado ao ano anterior

22/05/2024 16:00:00

Comércio registra aumento de 1,6% nas vendas de Dia das Mães, comparado ao ano anterior

O Dia das Mães é a segunda melhor data em vendas para o comércio durante o ano, perdendo apenas para o Natal. 

Diversos tipos de produtos são vendidos, fazendo a data ser muito relevante para o comércio catarinense, com considerável incremento de vendas. 

Tendo por base esta constatação, a Fecomércio SC realizou uma pesquisa de resultado de vendas de Dia das Mães com 390 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. 

Os dados foram coletados entre os dias 13 e 16 de maio de 2024.

Nesta edição, os entrevistados também foram questionados em relação aos impactos das chuvas no Rio Grande do Sul no próprio negócio. 

Segundo a pesquisa, o ticket médio nominal dos estabelecimentos comerciais no Dia das Mães caiu 17,4% em relação a 2023, totalizando R$ 266,00. 

Esse declínio interrompeu a trajetória de crescimento observada desde 2021. 

Apesar da queda, o desempenho ficou acima do nível pré-pandemia (R$ 224 em 2019).

Descontando o efeito da inflação, o ticket médio de 2024 é 21,1% inferior ao de 2023.

Em comparação com o Dia das Mães de 2023, o faturamento cresceu 1,6%. 

Já em relação aos demais meses do ano, o faturamento nominal cresceu 9,4%. 

Os dados mostram que houve desaceleração desse crescimento. 

As vendas online e por telefone representaram 16,5% do faturamento do período.

A respeito dos impactos das chuvas no Rio Grande do Sul nos negócios, pouco mais da metade (53,3%) afirmou ter sofrido impacto com as chuvas, enquanto 46,7% não relataram impactos. 

Em relação ao faturamento, cerca de metade dos empresários (50,5%) relataram não ter observado mudanças. 

Para 47,2%, houve uma redução, enquanto 2,3% relataram um aumento.

Confira o relatório completo, acessando o site www.fecomercio-sc.com.br/.