AGRONEGÓCIO

Epagri adota “irmã” gaúcha para ajudar agricultores do Rio Grande do Sul

22/05/2024 14:00:00

Epagri adota “irmã” gaúcha para ajudar agricultores do Rio Grande do Sul

A Epagri vai aparelhar com móveis e equipamentos os 10 escritórios da Emater-RS mais atingidos pelas enchentes no estado gaúcho. 

A campanha, lançada na terça-feira (21), vai mobilizar a Epagri em suas 10 Unidades de Gestão Técnica distribuídas em Santa Catarina para que cada uma delas “adote” um escritório no estado vizinho.

Na prática, as unidades da Epagri em cada região de Santa Catarina vão ceder ou arrecadar itens para reconstruir os seguintes escritórios da Emater-RS: 

  1. Barra do Rio Azul
  2. Cruzeiro do Sul
  3. Sinimbu
  4. Arroio do Meio
  5. Estrela
  6. Eldorado do Sul
  7. São Leopoldo
  8. Rolante
  9. Unidade de Classificação Porto Alegre
  10. São Lourenço do Sul

Entre os itens de maior necessidade listados pela instituição gaúcha estão 15 notebooks, 15 desktops com monitores, 30 mesas, 30 cadeiras giratórias, 20 cadeiras fixas, 20 balcões para arquivos e documentos e 20 armários para arquivos. 

Em cada região, equipes da Epagri vão selecionar móveis e equipamentos que não estão em uso e podem ser cedidos e também buscar doações localmente.

No dia 3 de junho, caminhões da Epagri levarão as doações até cada escritório adotado no estado gaúcho

Mara Helena Saalfeld, presidente da Emater-RS e superintendente geral da Ascar, relata:

“Nossa instituição, presente nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, teve muitas perdas. Muitos colegas foram atingidos em suas residências, com danos incalculáveis". 

"Além disso, muitos dos nossos escritórios foram prejudicados, alguns com perda total de móveis, equipamentos e veículos”.

Dirceu Leite, presidente da Epagri, destaca:

“A Emater é responsável pelo trabalho de assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Sul, assim como a Epagri é responsável por esse trabalho em Santa Catarina". 

“Essa empresa é nossa irmã e nossa vizinha, e sabemos que ela terá um desafio ainda maior daqui para a frente, ajudando a reconstruir a agricultura no estado gaúcho”. 

"Para atender as famílias que produzem alimentos, as equipes precisam ter condições de trabalho, e é nisso que nós vamos ajudar”. 

“Vamos fazer uma revisão geral em três veículos que iam para leilão e estão em boas condições de uso para ceder à Emater-RS”.