SUSTENTABILIDADE

BRDE SC participa de evento internacional de desenvolvimento e sustentabilidade

05/09/2023 12:00:00

BRDE SC participa de evento internacional de desenvolvimento e sustentabilidade

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participa esta semana da quarta edição da Cúpula Financeira Comum (FiCS) sediada em Cartagena, Colômbia. 

O evento reúne os protagonistas globais do financiamento sustentável.

Tem como objetivo reforçar a coordenação e colaboração entre a rede mundial de Bancos Públicos de Desenvolvimento (PDBs), governos de alto nível, delegados de organizações internacionais, representantes do setor privado e a sociedade civil para promover o desenvolvimento e alinhar os fluxos financeiros com a Agenda 2030 e o Acordo de Paris.

O evento é uma oportunidade para o BRDE e outros bancos públicos de desenvolvimento abordarem discussões sobre inovações em financiamento para o desenvolvimento sustentável e abordagens para resolver desafios sociais prementes. 

O evento compreende um total de seis sessões plenárias, quinze workshops, cinco painéis de discussão e seis eventos paralelos focados em mudanças climáticas.

As sessões plenárias e os workshops abordam quatro temas principais: 

  1. Pequenas e Médias Empresas (PME) e Inclusão Financeira
  2. Clima e Biodiversidade
  3. Infraestruturas Sustentáveis
  4. Agenda Institucional da Banca Pública.

Além disso, as discussões também englobam quatro questões transversais: 

  1. Integração Social e Impacto no Desenvolvimento
  2. Mobilização de Capital Privado para os ODS
  3. Colaboração da Banca Pública com a Sociedade Civil e Inclusão dos Direitos Humanos
  4. Perspectiva da América Latina e do Caribe.

Alinhamento global

O BRDE demonstra seu compromisso com a responsabilidade ambiental, social e de governança por meio de sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática. 

A instituição busca incorporar temas de sustentabilidade e desenvolvimento em todas as suas atividades e processos, alinhando-se com a Agenda 2030 das Nações Unidas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios do Pacto Global.

Em 2023, cerca de 80% das operações contratadas pelo BRDE estão alinhadas com pelo menos um dos ODS. 

Além disso, projetos verdes que promovem a produção e consumo sustentáveis, ação climática positiva, reciclagem, tratamento de resíduos e agricultura de baixo carbono também receberam financiamento. 

A igualdade de gênero é outro alinhamento, com o Programa BRDE Empreendedoras do Sul direcionando recursos para projetos alinhados com o ODS 5.

O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, representa o banco com a participação em dois painéis:

“O BRDE está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável na nossa região e em todo o país. Este evento global nos proporciona uma plataforma valiosa para compartilhar experiências, estabelecer parcerias e aprender com outros líderes em financiamento sustentável”. 

"Estamos comprometidos em alinhar nossas operações com os ODS e em contribuir para um futuro mais equitativo e inclusivo". 

“O BRDE continua sua jornada para se tornar um Banco Verde, oferecendo linhas de crédito para projetos sustentáveis e promovendo a economia verde". 

“Essa iniciativa é parte integrante da visão de futuro da instituição, que busca gerar prosperidade duradoura, inclusiva e de alta qualidade de vida para todos, enquanto preserva o meio ambiente”. 

"Atuando como uma instituição financeira pública de fomento, o BRDE oferece financiamentos de longo prazo para investimentos, transformando projetos em realidades e promovendo a competitividade de empreendimentos de todos os portes”.






Pós-Graduação em Gestão de Negócios da FDC na Fundação Fritz Müller tem foco em capacitação e progressão de carreira

O objetivo é formar profissional com visão sistêmica aliada ao conhecimento em gestão de negócios