EVENTOS
6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes aborda inteligência de dados na gestão municipal
07/08/2023 11:00:00

A inteligência de dados no desenvolvimento de soluções inovadoras na administração pública será um dos temas abordados no 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece em Itajaí, nos dias 17 e 18 de agosto deste mês.
O principal encontro estadual de tecnologia voltado para Prefeituras, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), vai reunir prefeitos, gestores, servidores e vereadores de todo o Estado para discutir soluções voltadas para governos digitais e que tenham impacto no desenvolvimento das cidades.
Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é abordar tudo que tem sido feito para melhorar os serviços públicos e a vida das pessoas através do uso estratégico da tecnologia e inovação.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/rcd.
DESTAQUE DO ENCONTRO
O Laboratório de Inteligência de Dados- LIDAG da Prefeitura de Gravataí (RS) é uma das ações que a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, criada em 2022 no município gaúcho, vem desenvolvendo na cidade de 283 mil habitantes, localizada a 30 km de distância da capital Porto Alegre.
A secretária da pasta, Selma Fraga, - uma das palestrantes confirmadas para o 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes - explica que o LIDAG conta com especialistas mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que juntamente com o técnicos da SMICT, desenvolvem um trabalho que vem contribuindo com ações das secretarias municipais que viram o potencial da ferramenta.
Outras ferramentas como de business intelligence também são utilizadas na gestão municipal de Gravataí.
O Startup Gravataí é outro programa que busca potencializar ideias que geram negócios.
Segundo a secretária, são 40 startups pré-aceleradas dentro da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí.
O município também modernizou a sua legislação municipal de modo que facilite a implantação de Sandbox, Governo digital, Marco Legal das Startups, a Economia Criativa e a Lei das Antenas
Selma comenta:
“Conseguimos ter um dashboard de desenvolvimento econômico, criamos um padrão de carros roubados na cidade. Não temos mais desmanche na cidade".
"Agora estamos trabalhando com meio ambiente e a próxima é mobilidade urbana, onde fizemos uma parceria com a Moovit e utilizando os gps dos veículos do transporte coletivo, a partir da plataforma, iniciamos a gestão das linhas de ônibus e fornecemos ao cidadão uma solução que possibilita ter acesso às informações dos horários e disponibilidade dos ônibus de forma mais assertiva e nós entendermos melhor o movimento do cidadão e as demandas da mobilidade”.
“A primeira etapa desse projeto foi agrupar os dados que já estavam abertos em outras fontes e agora iniciamos a segunda fase, utilizar dados da prefeitura, então cruzar esses dados para gerar indicadores e métricas”.
“Estamos digitalizando e com poucas pessoas você consegue dar celeridade e resposta mais rápida para o cidadão, para o cliente, para a startup, enfim. Internamente estamos quebrando barreiras com a infraestrutura. A palavra-chave para mim é vontade, aliada a conexões, a inteligência de dados, a parcerias e aí você vai evoluir”.
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau