TECNOLOGIA

Últimos dias para se inscrever no Jovem Programador 2023

14/02/2023 14:00:00

Últimos dias para se inscrever no Jovem Programador 2023

Pelo terceiro ano consecutivo, o Senac SC, em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc), promove o Jovem Programador, programa de formação de profissionais para o setor de tecnologia com foco na empregabilidade. 

As inscrições encerram no próximo domingo (19). 

Em 2023, a expectativa das instituições é que mais de 600 vagas sejam preenchidas nas unidades do Senac onde a qualificação será oferecida.

A inscrição para o Jovem Programador 2023 já pode ser feita gratuitamente no site do projeto

Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), pessoas de baixa renda podem estudar sem pagar nada. 

O curso está previsto para começar em março.

As vagas são destinadas a pessoas com mais de 16 anos que residem em Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê ou em cidades adjacentes.

Para ingressar no programa, o interessado deve ser aprovado no workshop inicial sobre conceitos de lógica. 

Ao final do curso, o Jovem Programador promove o Hackathon, evento virtual que premia os melhores projetos desenvolvidos ao longo de uma semana de maratona e é uma oportunidade para que os alunos possam encarar os desafios do mercado de trabalho. 

Durante o Hackathon, os participantes são mentorados por profissionais atuantes no setor de tecnologia de Santa Catarina.

Neste ano, o Jovem Programador vai oferecer duas qualificações diferentes.

Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC, afirma que quem concluir o programa, vai ter o benefício de receber dois certificados alinhados com as necessidades mercadológicas, sendo um de programador de sistemas e outro de programador web. 

Ele completa dizendo que, ao todo, serão 440 horas/aula realizadas no modelo híbrido.

O presidente do Seprosc Marcio Gonçalves avalia:

“Além de formar novos profissionais, o Jovem Programador colabora ativamente com o mercado catarinense de tecnologia, já que promove a aproximação entre programadores e empresas do setor”. 

“O Jovem Programador abre um leque de oportunidades para quem quer iniciar na profissão de programador. O objetivo do projeto é justamente esse, conectar alunos em formação às empresas que buscam mão de obra qualificada em Santa Catarina”.

Dados do Tech Report 2021 apontam que o Estado é um dos principais polos tecnológicos do país, com quase 18 mil empresas atuando no setor atualmente. João Marcos da Silva, de Blumenau, é ex-aluno e conseguiu uma vaga por meio do projeto. Hoje, o jovem de 24 anos é programador júnior na Fácil/Espaider:

“O Jovem Programador me proporcionou o tão sonhado 'start' para ingressar no mundo da tecnologia. Sinto que encontrei minha vocação e isso faz com que eu busque cada vez mais aprender e evoluir na área".

Alexandre Meneguetti, diretor regional do Senac SC, afirma:

“O Senac Santa Catarina contribui significativamente nesse processo com mais de 1800 vagas nas três edições do programa. Não apenas nas empresas de TI, como também toda a cadeia produtiva de bens, serviços e comércio por meio da tecnologia”.