EMPRESAS

RUDOLPH, de Timbó, celebra 50 anos olhando para o futuro

14/02/2023 13:00:00

RUDOLPH, de Timbó, celebra 50 anos olhando para o futuro

Em 2023, a RUDOLPH, que deu origem ao time CHRISTAL, com sede em Timbó, completa 50 anos. 

A empresa é provedora de soluções para sistemas mecânicos, com forte presença no setor automotivo (linhas leve, pesada e agrícola), servindo a clientes como Bosch, Scania e John Deere.

O nome CHRISTAL homenageia os fundadores, Christa e Alfred Rudolph que, em 1953,  emigraram da Alemanha e fixaram residência em Timbó, no Vale do Itajaí. 

Em 1973, reunindo a energia empreendedora dela e a especializada mecânica de precisão dele, iniciaram o primeiro negócio, fabricando peças torneadas e sob encomenda, nacionalizando componentes para empresas como a Embraco (Joinville) e a Siemens Equitel (Curitiba).

Anos depois, tendo o filho mais velho, Wolfgang, como terceiro sócio, constituíram a empresa que hoje reúne mais de 500 colaboradores em duas plantas: Timbó e Spišská Nová Ves, na Eslováquia.

A unidade europeia opera desde 2005 como fabricante.

Agora também como centro de distribuição para clientes europeus, de peças exportadas do Brasil. 

Essa estrutura possibilita atender as necessidades de clientes com presença global, realizando a gestão da cadeia e somando à excelência em usinagem o desenvolvimento de projetos, fornecedores e gestão logística.

REPOSICIONAMENTO DE MARCA

Em 2022, visando estimular a cooperação entre as unidades, integrando modelos de gestão e melhores práticas, a Rudolph Investimentos e Participações anunciou ao mercado o reposicionamento de suas marcas, sob a regência da holding batizada de CHRISTAL.

A holding integra quatro unidades de negócio e congrega 700 pessoas, no Brasil e na Eslováquia: 

  • RUDOLPH (excelência em soluções para sistemas mecânicos)
  • USITIM (componentes metálicos seriados de precisão)
  • RUFIX (sistemas de fixação para a indústria)
  • A mais nova, rup!, voltada ao desenvolvimento de inteligência e inovação para a transformação tecnológica e cultural da indústria, provendo soluções e fomentando parcerias.

OLHANDO PARA O FUTURO 

O cinquentenário reflete um momento muito produtivo, de agilidade e transformação, com a digitalização dos processos industriais e projetos paralelos que potencializam sua inserção na Indústria 4.0.

Esse movimento conta com parceiros externos, no financiamento e na execução, como o Programa Finep 2030 Empresarial, para uma virada de chave na operação da fábrica, trazendo tecnologia de ponta para comandar o processamento de dados gerados por mais de 120 máquinas.

A Fundação CERTI contribui com a incorporação de um algoritmo de inteligência artificial, que aprimora a gestão de estoques e o planejamento das rotinas produtivas, assegurando o pleno atendimento das entregas e agilizando a resposta a gargalos e desvios.

O projeto é apoiado pela rup!, que chega para acelerar essa transformação na direção da reindustrialização sustentável.

A missão da rup! começou dentro de casa, apoiando a integração e a transformação das empresas do grupo e se expande com o desenvolvimento de um primeiro novo negócio: a MOVAI. 

Marca que nasce da intenção de unir as competências industriais à tecnologia de produtos aportados por parceiros e será lançada em breve.  

O diretor de operações, Zico Rezini, observa:

"Todos já percebem ganhos como confiabilidade dos dados, agilidade no apontamento e registros de processo. O contato com essa tecnologia gera percepção de valor nos colaboradores, ampliando o sentimento de responsabilidade e a colaboração na velocidade de implementação das ações".

Alex Marson, CEO da CHRISTAL, comenta:

“Nos apresentamos para os próximos 50 como um palco, que reúne cada um dos nossos colaboradores e outros atores, acionistas, clientes, fornecedores e tantos parceiros, para assumirmos juntos o protagonismo na construção de pontes para o futuro da indústria”.