PARCERIAS

ABF e ACATE firmam parceria para impulsionar inovação no franchising

19/01/2022 10:00:00

ABF e ACATE firmam parceria para impulsionar inovação no franchising

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) firmou uma parceria inédita com a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia).

Uma das metas é impulsionar o ecossistema de inovação no mercado de franquias.

A primeira iniciativa conjunta é o LinkLab com foco exclusivo em franquias, a primeira do País. 

O objetivo da parceria é fazer o “match” entre redes de franquia com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e inovadoras, gerando assim negócios e oportunidades para ambos os lados. 

Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas.

A ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no ecossistema catarinense como de parceiros.  

O trabalho do LinkLab de Franquias tem cinco etapas principais. 

Primeiro, é realizado um mapeamento dos desafios e oportunidades com os envolvidos.

A segunda é a divulgação dos desafios e oportunidades das redes, seguido da captação de startups aderentes ao desafio, etapas em que a ACATE tem bastante experiência.

Passa-se então a apresentação das soluções das startups e definição do escopo do projeto e conexão com a startup e desenvolvimento da solução. 

Para isso, o LinkLab dispõe de metodologia e ferramentas próprias, promove eventos de discussão e “matching” e disponibiliza o acesso a três coworkings para estimular uma maior convivência entre as partes. 

Dentro da parceria, a ABF e ACATE planejam também a realização de eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões nacionais e internacionais. 

Além disso, em 2021, a ABF criou uma categoria de associação na entidade voltada para startups, visando fomentar essa aproximação. 

O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, explica que o Linklab, programa criado há quatro anos, tem apresentado ótimos resultados. Desde 2017, a iniciativa registra uma taxa de sucesso de 53%:

“Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado". 

'E acreditamos que essa parceria com a ABF irá representar um avanço importante para a inovação e desenvolvimento do segmento como um todo”.

O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, destaca que o programa de inovação aberta Linklab também representa uma ótima oportunidade de crescimento para as startups:

“Participar dessa iniciativa é uma porta de entrada para as startups avançarem seus negócios, crescerem e criarem soluções tecnológicas que ajudam no desenvolvimento econômico e social, além de impulsionar o segmento no qual a corporate atua”.

André Friedheim, presidente da ABF, afirma:

“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas há muito campo a ser explorado. Com esta parceria com a ACATE, queremos acelerar e potencializar este processo". 

'Já existem muitas startups com soluções inovadoras e até disruptivas no mercado, o que precisamos é colocar isso em prática no franchising de forma economicamente viável". 

"Além disso, tenho certeza de que esse intercâmbio mais próximo irá gerar ainda mais ideias e oportunidades, abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento do setor”.

“Com o LinkLab de franquias, ganha-se velocidade na solução de um problema. As startups têm mais rapidez para desenvolver uma prova de conceito, fazer o teste, realizar os ajustes necessários e colocar a solução para rodar dentro de uma visão de metodologia ágil". 

"Fazer tudo isso sozinho é mais lento e dispendioso, sem contar o risco. A rede franquia ainda bebe da fonte da inovação e leva esse novo DNA para sua cultura”. 

Carlos Zilli, diretor de estratégia digital da ABF, explica:

 “De antemão, identificamos que as principais demandas entre as franquias estão relacionadas à expansão do negócio, tanto em termos de vendas, como de unidades de franquia'. 

'Ganhos de eficiência e a digitalização de canais de venda também aparecem. São nessas áreas que vamos focar nossos esforços iniciais”.

“Vemos que em muitos casos há uma dificuldade de comunicação entre esses dois elos. O LinkLab de Franquias irá acompanhar e prestar consultoria em todo o processo, o que facilita as tratativas e traz mais resultados”.