TECNOLOGIA

Centro de Inovação de Blumenau, uma conquista histórica

17/12/2020 08:00:00

Centro de Inovação de Blumenau, uma conquista histórica

HENRIQUE BILBAO
Presidente do Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau

 

Quase dez anos.

Esse foi o tempo investido pelo Blusoft, empresas de tecnologia e autoridades para consolidar o Centro de Inovação de Blumenau, hoje inaugurado.

Os primeiros passos foram dados em 2011, através do então secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen. 

Blumenau já era reconhecida por seu polo tecnológico e iniciativas inovadoras na área, como a incubadora do Blusoft, primeira estrutura de desenvolvimento compartilhado de software do estado, modelo implantado a partir de 1992.

Coordenados pelo Blusoft, representantes da Prefeitura, Furb e Seprosc participaram de visita técnica internacional à cidade de Barcelona, cujas estruturas em centros de inovação despontam como as mais modernas.

O Centro de Inovação de Blumenau está entre as primeiras obras públicas catarinenses projetadas em Building Information Modeling (BIM), metodologia de trabalho baseada em software especializado para a elaboração e gestão de projetos.

São cinco andares distribuídos em 4,1 mil metros quadrados, incluindo auditório para 150 pessoas, num investimento de R$ 9 milhões. Uma estrutura que faz jus ao nosso setor de tecnologia, que movimenta anualmente em torno de R$ 1,5 bilhão, gerando mais de seis mil empregos em cerca de mil empresas registradas.

A inauguração é resultado de um trabalho conjunto, que mobilizou diversas entidades em ações de planejamento, reivindicações e encaminhamentos.

Registre-se a participação fundamental e indispensável da Furb, que fez a doação do terreno e assumiu a gestão do processo de construção. Igualmente importante e estratégico é o papel do Instituto Gene na formatação e condução da estrutura administrativa e operacional.

O Blusoft e todos demais agentes envolvidos no projeto encaminham-se agora para formalizar também o Distrito da Inovação, que terá o Centro de Inovação como base gestora.

Desta forma, Blumenau prossegue em sua trajetória de fortalecimento e ampliação de seu vigoroso e diversificado ecossistema tecnológico, sempre com base no esforço compartilhado de pessoas, empresas e instituições públicas e privadas, unidas e focadas em ações para o bem comum e o desenvolvimento econômico.