LANÇAMENTO

A jornada da transformação digital, livro de Luis Lobão e Carlos Zilli, chega ao mercado

09/11/2020 15:00:00

A jornada da transformação digital, livro de Luis Lobão e Carlos Zilli, chega ao mercado

Uma das perguntas que os autores mais ouvem de CEOs de diversos setores é: “Minha empresa tem várias iniciativas digitais como BI, ERP, canais digitais... por que precisamos de uma transformação digital?”. 

Nos 11 capítulos distribuídos por 500 páginas, Lobão e Zilli respondem a esses questionamentos utilizando conceitos modernos, cases nacionais e internacionais sobre o assunto, abrangente pesquisa de entidades reconhecidas mundialmente, resultados de missões e visitas internacionais, além do conhecimento adquirido em centenas de projetos com os quais estiveram envolvidos como executivos, consultores e conselheiros. 

 

Originalmente, o livro tinha 10 capítulos e já estava pronto para impressão.

Porém, a aceleração do processo de transformação digital no mundo com a chegada da pandemia mereceu um capítulo extra citando esse momento. 

 

O propósito de Lobão e Zilli com “A jornada da transformação digital” é compartilhar conhecimento de forma prática e estruturada. 

Para eles, divulgar informações e percepções com abertura, transparência e colaboração estimula a transformação que está moldando os negócios do futuro no qual acreditam.

A revolução digital não é iminente, já está acontecendo, é algo para o qual as empresas precisam dar o máximo de atenção agora se quiserem continuar vivas. 

 

A disrupção digital tem o potencial de remodelar os mercados mais rapidamente do que qualquer força na história; a nova realidade, caracterizada pela incerteza e volatilidade, obriga as empresas a serem ágeis, darem respostas e inovarem mais rapidamente do que em qualquer outra época. 

É este contexto que faz com que as empresas, para se manterem competitivas, busquem na tecnologia e no novo mindset digital (ágil e adaptável) soluções para o dia a dia dos seus clientes..

 

Com projeto gráfico inovador criado por Thiago Colares, cases nacionais, riqueza de dados e linguagem simples, o livro proporciona contrapontos entre teoria e prática, principalmente no Capítulo 9 (Projeto e Execução) que oferece a gestores orientações para a construção de um plano de voo seguro para empreender a transformação digital.

Todos os leitores conseguirão ter uma visão sistêmica e compreender que essa jornada não é sinônimo de investimento em tecnologia e ponto. 

 

As empresas de hoje foram projetadas para a estabilidade, mas as da próxima década devem entender e acomodar a mudança e a incerteza como parte de suas rotinas diárias. 

 

A maior falha que os autores ainda veem está no lado cultural da transformação.

Empresas com mindset antigo que utilizam tecnologias digitais acabam obtendo resultados decepcionantes. 

Por essa razão é tão importante a mudança de mentalidade, apoio e comprometimento da alta administração na transformação de qualquer empresa. 

 

A obra completa já está disponível, neste link, na sua versão digital por R$ 65.

 

Zili pontua: 

 

“É preciso se concentrar em aproveitar e modelar oportunidades estratégicas, não em executar planos, pois em ambientes voláteis, eles podem ficar rapidamente desatualizados”.

 

Lobão explica:

 

“O livro visa dar suporte às difíceis decisões que serão tomadas em tempos igualmente difíceis, mas que impulsionarão muitos avanços em nossa sociedade e transformarão empresas em organizações exponenciais, aquelas que crescem de forma acelerada – de 10 a 100 vezes em um curto espaço de tempo”.

“Há dois “segredos” de grande valor incluídos na obra: mapa e bússola da transformação para guiar líderes e gestores nessa incrível jornada”. 

“Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos. O caminho está claro: é hora de agir!”.

  

Sobre os autores:

 

Luis Lobão

  • Especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial com ênfase em crescimento. 

  • Tem larga experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas. 

  • Consultor e palestrante internacional, foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor/pesquisador da Fundação Dom Cabral, onde atuou em centenas de projetos do Brasil e exterior. 

  • Coordenador técnico na HSM em missões ao Vale do Silício (EUA). 

  • Autor de dezenas de artigos e oito livros. 

  • Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Agile Coach Expert e Scrum Master. Fellow of the Strategic Planning Society (SPS – UK). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). 

  • Cursos na Olin Business School, Kellogg School of Management e Harvard Business School. Começou sua carreira como executivo do Grupo Gerdau. 

  • Nos últimos 20 anos, como professor e consultor, tem se dedicado e apoiar empresas a se tornarem mais competitivas e longevas. 

 

Carlos Zilli

  • Tem 35 anos de experiência em empresas como Makro, Shell, Hering, Imaginarium e Love Brands. 

  • Desde 2002 atua como executivo sênior/sócio na gestão de mudanças, administração de crises, identificação e controle de riscos, processos de M&A, áreas comercial, marketing e planejamento estratégico. 

  • Durante 20 anos foi Superintendente de Marketing e Franquias da Hering. 

  • Foi CEO e sócio da Imaginarium por 10 anos. 

  • Criou com as marcas Puket e Balonê a rede de franquias Love Brands (2012). 

  • Participa dos conselhos da Haco Etiquetas, Brognoli Imóveis, Grupo Lunelli, Cottonbaby, Monte Carlo Jóias e Fuel Eyewear.

  • Presidente da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

  • Foi sócio da Able Creation Development Limited empresa de sourcing e searching na cidade de Shenzhen (China). 

  • Graduado em Administração de Empresas (PUC- SP), MBA em Marketing (INPG), Comércio Internacional (FGV) e Gestão (USP), extensão em Planejamento Estratégico (IMD). 

  • Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Mentor Endeavor. 

  • Sócio investidor da Start-up Disruptiva Retail Inteligence. Desde 2017 é sócio da rede de cafeteria Café Cultura.