LANÇAMENTO
A jornada da transformação digital, livro de Luis Lobão e Carlos Zilli, chega ao mercado
09/11/2020 15:00:00
Uma das perguntas que os autores mais ouvem de CEOs de diversos setores é: “Minha empresa tem várias iniciativas digitais como BI, ERP, canais digitais... por que precisamos de uma transformação digital?”.
Nos 11 capítulos distribuídos por 500 páginas, Lobão e Zilli respondem a esses questionamentos utilizando conceitos modernos, cases nacionais e internacionais sobre o assunto, abrangente pesquisa de entidades reconhecidas mundialmente, resultados de missões e visitas internacionais, além do conhecimento adquirido em centenas de projetos com os quais estiveram envolvidos como executivos, consultores e conselheiros.
Originalmente, o livro tinha 10 capítulos e já estava pronto para impressão.
Porém, a aceleração do processo de transformação digital no mundo com a chegada da pandemia mereceu um capítulo extra citando esse momento.
O propósito de Lobão e Zilli com “A jornada da transformação digital” é compartilhar conhecimento de forma prática e estruturada.
Para eles, divulgar informações e percepções com abertura, transparência e colaboração estimula a transformação que está moldando os negócios do futuro no qual acreditam.
A revolução digital não é iminente, já está acontecendo, é algo para o qual as empresas precisam dar o máximo de atenção agora se quiserem continuar vivas.
A disrupção digital tem o potencial de remodelar os mercados mais rapidamente do que qualquer força na história; a nova realidade, caracterizada pela incerteza e volatilidade, obriga as empresas a serem ágeis, darem respostas e inovarem mais rapidamente do que em qualquer outra época.
É este contexto que faz com que as empresas, para se manterem competitivas, busquem na tecnologia e no novo mindset digital (ágil e adaptável) soluções para o dia a dia dos seus clientes..
Com projeto gráfico inovador criado por Thiago Colares, cases nacionais, riqueza de dados e linguagem simples, o livro proporciona contrapontos entre teoria e prática, principalmente no Capítulo 9 (Projeto e Execução) que oferece a gestores orientações para a construção de um plano de voo seguro para empreender a transformação digital.
Todos os leitores conseguirão ter uma visão sistêmica e compreender que essa jornada não é sinônimo de investimento em tecnologia e ponto.
As empresas de hoje foram projetadas para a estabilidade, mas as da próxima década devem entender e acomodar a mudança e a incerteza como parte de suas rotinas diárias.
A maior falha que os autores ainda veem está no lado cultural da transformação.
Empresas com mindset antigo que utilizam tecnologias digitais acabam obtendo resultados decepcionantes.
Por essa razão é tão importante a mudança de mentalidade, apoio e comprometimento da alta administração na transformação de qualquer empresa.
A obra completa já está disponível, neste link, na sua versão digital por R$ 65.
Zili pontua:
“É preciso se concentrar em aproveitar e modelar oportunidades estratégicas, não em executar planos, pois em ambientes voláteis, eles podem ficar rapidamente desatualizados”.
Lobão explica:
“O livro visa dar suporte às difíceis decisões que serão tomadas em tempos igualmente difíceis, mas que impulsionarão muitos avanços em nossa sociedade e transformarão empresas em organizações exponenciais, aquelas que crescem de forma acelerada – de 10 a 100 vezes em um curto espaço de tempo”.
“Há dois “segredos” de grande valor incluídos na obra: mapa e bússola da transformação para guiar líderes e gestores nessa incrível jornada”.
“Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos. O caminho está claro: é hora de agir!”.
Sobre os autores:
Luis Lobão
-
Especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial com ênfase em crescimento.
-
Tem larga experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas.
-
Consultor e palestrante internacional, foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor/pesquisador da Fundação Dom Cabral, onde atuou em centenas de projetos do Brasil e exterior.
-
Coordenador técnico na HSM em missões ao Vale do Silício (EUA).
-
Autor de dezenas de artigos e oito livros.
-
Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Agile Coach Expert e Scrum Master. Fellow of the Strategic Planning Society (SPS – UK). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC).
-
Cursos na Olin Business School, Kellogg School of Management e Harvard Business School. Começou sua carreira como executivo do Grupo Gerdau.
-
Nos últimos 20 anos, como professor e consultor, tem se dedicado e apoiar empresas a se tornarem mais competitivas e longevas.
Carlos Zilli
-
Tem 35 anos de experiência em empresas como Makro, Shell, Hering, Imaginarium e Love Brands.
-
Desde 2002 atua como executivo sênior/sócio na gestão de mudanças, administração de crises, identificação e controle de riscos, processos de M&A, áreas comercial, marketing e planejamento estratégico.
-
Durante 20 anos foi Superintendente de Marketing e Franquias da Hering.
-
Foi CEO e sócio da Imaginarium por 10 anos.
-
Criou com as marcas Puket e Balonê a rede de franquias Love Brands (2012).
-
Participa dos conselhos da Haco Etiquetas, Brognoli Imóveis, Grupo Lunelli, Cottonbaby, Monte Carlo Jóias e Fuel Eyewear.
-
Presidente da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
-
Foi sócio da Able Creation Development Limited empresa de sourcing e searching na cidade de Shenzhen (China).
-
Graduado em Administração de Empresas (PUC- SP), MBA em Marketing (INPG), Comércio Internacional (FGV) e Gestão (USP), extensão em Planejamento Estratégico (IMD).
-
Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Mentor Endeavor.
-
Sócio investidor da Start-up Disruptiva Retail Inteligence. Desde 2017 é sócio da rede de cafeteria Café Cultura.
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
Incofios - Tecnologia e inovação em fio de algodão Penteado e Open End
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
ConexãoNF-e - Consulte e gerencie NFe, CTe e NFSe de todas as prefeituras do Brasil
Paytrack - Controle e gestão de todas as etapas das viagens corporativas