Turismo

Relat�rio aponta melhores regi�es para investir em turismo no Estado

02/08/2016 17:00:00

Setor � respons�vel por 12,5% do PIB de SC e recebe cerca de 21 milh�es de turistas ao ano

Relatrio aponta melhores regies para investir em turismo no Estado
Caminho dos Pr�ncipes no Norte do Estado � um dos destaques em ecoturismo (Foto: Divulga��o Caminho dos Pr�ncipes)

O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae apresentou em seu relatório oportunidades de investimentos para micro e pequenos empresários do setor turístico em cada uma das regiões de Santa Catarina.

O turismo representa 12,5% do PIB catarinense: do total de 21 milhões de turistas que visitam o Estado por ano, a grande maioria é de brasileiros (95%), que trouxeram R$ 1,6 bilhão em receitas em 2014.

Entre os turistas internacionais (que gastaram R$ 200 milhões em 2014), 75% vêm da Argentina, 16% do Chile e 2% do Uruguai.

Do total de empregos gerados em Santa Catarina, 20% são no setor turístico, a maioria se concentra em Florianópolis, cidade que além das dezenas de praias é um importante polo local de turismo de eventos.  

O Vale do Contestado tem como ponto forte a Rota da Amizade e possui a melhor infraestrutura hoteleira e gastronômica da região.

No Sul, a faixa litorânea que exibe belas paisagens naturais, com praias, lagoas, baías e enseadas protegidas, é um prato cheio para o ecoturismo e os esportes de aventura.

Na Serra, o destaque fica por conta da neve, que apesar de ocorrer por poucos dias, atrai muitos turistas para a região.

O Vale Europeu conta com turismo de compras fomentado pela indústria têxtil e calçadista; turismo rural, turismo religioso e o ecoturismo.

No Oeste, os destaques estão no turismo rural, nas estâncias de águas termais e, principalmente, no ecoturismo.

O Festival de Dança e a Festa das Flores, em Joinville, são alguns dos eventos destaque da região Norte, conhecida como o Caminho dos Príncipes, também forte no ecoturismo.

Confira algumas dicas do SIS/Sebrae para quem quer investir em turismo:

Proporcione uma experiência inesquecível:

O turista cada vez mais busca por experiências diferenciadas e personalização da sua viagem de acordo com seus desejos e preferências.

O Estado já explora em suas regiões opções de turismo de experiência que podem ser potencializadas, como os turismos rural, ecoturismo, religioso, cultural e gastronômico.

Atraia os turistas estrangeiros:

Santa Catarina tem ótimo desempenho no que diz respeito ao turismo doméstico, mas ainda tem muito a evoluir no que diz respeito a atração do turista estrangeiro. Então aproveite que o Brasil estará em evidência por causa da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, e invista na adequação do serviço aos turistas estrangeiros.

Invista em pesquisa de mercado:

Os turistas atuais estão cada vez mais à procura de qualidade no serviço prestado, são bem informados e exigentes.

Esteja on-line:

Cadastre-se em sites e aplicativos específicos que servem de fonte para a busca de informações por turistas. Essas ferramentas também são importantes para ofertar produtos ou serviços.

Faça um planejamento em marketing:

Conte com um plano de marketing que auxilie a empresa a divulgar o atrativo turístico e os diferenciais que a região oferece aos visitantes.

Mais informações para investimentos no setor de turismo, agende um horário de atendimento no Sebrae/SC pelo telefone 0800 570 0800.