INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como aplicar a inteligência fiscal na sua empresa

15/05/2023 19:00:00

Como aplicar a inteligência fiscal na sua empresa

A inteligência fiscal utiliza métodos para coletar e analisar informações fiscais, levantando dados para auxiliar na tomada de decisões estratégicas do negócio, além de promover a melhoria do compliance ao garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias.

De acordo com o ranking internacional Tax Complexity Project, o Brasil é o país com a maior complexidade na estrutura tributária do mundo. Portanto, aplicar a inteligência fiscal é extremamente importante nas organizações brasileiras ou que operam no país.

Empresas que empregam a inteligência fiscal de forma ativa e eficiente também tem outros benefícios, como aumento da competitividade, já que conseguem reduzir custos operacionais e de tributação, e assim garantir uma margem de lucro maior e mais poder competitivo.

A seguir, vamos apresentar alguns pontos importantes na aplicação da inteligência fiscal na sua empresa, acompanhe!

4 AÇÕES IMPORTANTES PARA APLICAR INTELIGÊNCIA FISCAL NA SUA EMPRESA

Implementar a inteligência fiscal não é um processo com começo e fim. Na verdade, assim como o compliance, a inteligência fiscal é composta por métodos contínuos de melhoria nos âmbitos fiscal e tributário. Veja algumas ações importantes de inteligência fiscal para aplicar na sua empresa:

1. REVISÃO DO REGIME DE TRIBUTAÇÃO 

Ao abrir uma empresa, muitos empresários escolhem um regime de tributação que nem sempre é o mais adequado. Outra situação que pode acontecer é que, com o passar do tempo, o regime de tributação escolhido na abertura da empresa precise ser alterado, ou exista a oportunidade de migrar para algum que ofereça mais vantagens.

Seja qual for o caso, a verificação do regime tributário é uma ação importante, tanto para continuar em conformidade com a lei, quanto para garantir o melhor cenário fiscal e tributário possível para a empresa.

2. ATENÇÃO À ELISÃO FISCAL E AOS INCENTIVOS FISCAIS 

Elisão fiscal é um método em que as empresas conseguem diminuir sua carga tributária, com base em brechas ou interpretações na legislação. Para usar a elisão fiscal, é muito recomendado contar com um contador e também com um profissional da área jurídica, para garantir que tudo esteja realmente dentro da lei.

Também existem os incentivos fiscais, que são descontos ou isenções de impostos concedidos por lei, decretos ou medidas provisórias. Esses incentivos são oferecidos como forma de estimular ou atrair determinadas atividades econômicas, e podem ser encontrados nas esferas municipal, estadual e federal.

3. REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS

As auditorias internas e externas permitem uma análise mais aprofundada sobre a situação da empresa, e identificam possíveis problemas que precisam ser corrigidos ou oportunidades que podem ser exploradas.

Com base nos dados levantados por uma auditoria, a empresa consegue fazer planos de ação para regularizar situações e melhorar ainda mais seus processos, garantindo compliance, saúde financeira e competitividade.

4. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS MANUAIS E USO DA TECNOLOGIA

A tecnologia é um importante aliado para a inteligência fiscal, pois permite automatizar processos que antes eram manuais, e com isso, garantir mais eficiência e menos erros.

Com auxílio da tecnologia é possível centralizar todas as informações da empresa de forma segura e com limitadores de acesso por usuários. Assim, em uma fiscalização os dados estarão disponíveis e protegidos, além de garantir o cumprimento de leis como a LGPD.

O ganho em competitividade e redução de custos também é evidente, já que a tecnologia:

  • Possibilita a automação de processos manuais e repetitivos;
  • Fornece dados precisos e de qualidade para análises;
  • Auxilia em diversas atividades, sejam elas básicas ou complexas;
  • Melhora a produtividade, agilidade e segurança em processos.

A inteligência fiscal e o uso da tecnologia permite que as empresas tenham dados confiáveis para tomar decisões, além de garantir segurança sobre as informações e documentos que envolvem a organização.

Gostou desse artigo? Assine a Newsletter da ConexãoNF-e e receba mais conteúdos que irão ajudar a gestão fiscal e financeira da sua empresa!

Clique aqui para assinar a Newsletter

CONTEÚDO OFERECIDO POR CONEXÃO NF-E

Somos a mais completa plataforma de consulta e gestão de NFe, CTe e NFSe de todas as prefeituras do Brasil.

Importe XML de forma automática para o seu ERP e sistema contábil.

Obtenha compliance e gestão completas dos seus XMLs.

Mais de 9.000 empresas confiam em nossa ferramenta para receber, armazenar, gerenciar e importar documentos fiscais de forma automática.

www.conexaonfe.com.br.
(47) 3512 0001
comercial@conexaonfe.com.br