TECNOLOGIA

Setor de tecnologia em Santa Catarina deve superar 100 mil colaboradores até 2025

10/05/2023 13:00:00

Setor de tecnologia em Santa Catarina deve superar 100 mil colaboradores até 2025

O setor de tecnologia em Santa Catarina deve ultrapassar a marca de 100 mil postos de trabalhos ativos até o final de 2025

Isso é o que projeta o Mapeamento de Vagas 2023 realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com execução do Instituto Mapa, divulgado nesta terça-feira (9). 

Atualmente com 76,6 mil postos de trabalho disponíveis no estado, a projeção é que o setor aumente em 34 mil (44,3%) o número de colaboradores nos próximos três anos. 

Apenas neste ano, o saldo previsto é de 10,2 mil (13,4%) novos postos de trabalho. 

Participaram da pesquisa 443 empresas das seis mesorregiões do estado. 

O levantamento foi realizado entre 24 de novembro de 2022 e 07 de fevereiro deste ano. 

Para acessar a pesquisa de Mapeamento de Vagas completa, clique aqui.

A demanda por profissionais em tecnologia da informação crescerá, sobretudo, na Grande Florianópolis, onde a previsão é que 18,1 mil novos postos de trabalho sejam criados entre 2023 e 2025. 

Na sequência aparecem o Vale do Itajaí, com criação de 6,5 mil vagas; o Oeste, com 4,2 mil; o Norte, com 2,2 mil; o Sul, com 2,1 mil, e a Serra, com quase 1 mil. 

Este é o segundo Mapeamento de Vagas realizado pela ACATE. 

O último aconteceu em 2021, com previsões para as empresas de tecnologia até 2023 – na época houve a projeção de 16,6 mil postos em SC. 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em apenas dois anos, entre 2021 e 2022, foram contratadas 16,7 mil pessoas no setor, ultrapassando o número projetado pela pesquisa.

O cenário é otimista para a geração de empregos, mas apresenta desafios quanto ao preenchimento dessas vagas. 

Ainda segundo o mapeamento, uma das causas é a falta de talentos capacitados para exercer as funções do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Em todo o Brasil, segundo pesquisa da Brasscom, o setor deve demandar 159 mil profissionais ao ano para funções na área até 2025, ao passo que são formados apenas 53 mil pessoas com perfil tecnológico anualmente no Ensino Superior. 

O déficit anual no país por profissionais em tecnologia da informação chega a 106 mil.

Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, atenta:

“Embora haja grande demanda por programadores, o setor de tecnologia da informação oferece oportunidades para profissionais muito além da programação". 

“Os desenvolvedores são essenciais para construir e executar a operação de um produto. Os designers, por sua vez, conseguem pensar em usabilidade e experiência do usuário nas plataformas”. 

“O profissional de atendimento ao cliente fornece feedbacks valiosos para a melhoria do produto, marketing e venda para levar o produto ao mercado”. 

"Porém, tudo começa pela função desempenhada pelos profissionais que entendem do problema a ser resolvido com a solução a ser implementada, pois uma solução software é conhecimento sistematizado numa linguagem de computador”.

“A área da tecnologia, hoje, envolve profissionais de diversas áreas. Existe uma transversalidade nas contratações". 

“Por isso, este é um dos setores que mais cresce não apenas em Santa Catarina, mas no Brasil e no mundo. Importante destacar também que o setor de tecnologia oferece muitas oportunidades para profissionais que desejam empreender”. 

"A prova disto é que só em Santa Catarina temos aproximadamente 20 mil empreendedores, representando 26% dos profissionais envolvidos no setor”.

“Um dos principais objetivos da entidade nos próximos anos é contribuir para a formação de talentos qualificados para trabalhar ou empreender com tecnologia, um mercado cada vez maior". 

“A realização desta pesquisa nos orienta a direcionar nossos esforços para o desenvolvimento de profissionais em áreas nas quais a necessidade das empresas é maior”. 

"Assim conseguimos equilibrar a demanda do mercado e abrir novas oportunidades para quem quer se desenvolver profissionalmente”.

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS EM TI

Fundado em 1992, o Blusoft é a entidade que congrega as empresas do setor tecnológico de Blumenau e região.

É integrada por associadas de todos os portes, entre elas algumas das maiores empresas nacionais e multinacionais, como Senior, Benner, HBSIS Ambev, Philips e T-Systems, além de diversas startups.

A entidade promove diversas ações de integração, networking e geração de negócios, além de defender pautas relacionadas ao desenvolvimento do setor.

Venha interagir e crescer com as empresas mais inovadoras do mercado!

www.blusoft.org.br

(47) 3323-3598