COMÉRCIO

Entidades de Blumenau publicam nota de repúdio sobre proposta de fechamento de comércio aos domingos

02/06/2022 16:30:00

Entidades de Blumenau publicam nota de repúdio sobre proposta de fechamento de comércio aos domingos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Blumenau), a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe), a Associação Empresarial (Acib) e o Sindilojas, entidades de Blumenau, publicaram uam nota repudiando o projeto de lei que quer proibir a abertura do comércio aos domingos. 

De acordo com dados do Sebrae, o comércio varejista e o setor de turismo, juntos, representam 23,3% do Valor Adicionado Fiscal (VAF); 22,1% das empresas e são responsáveis por 17% dos empregos em Blumenau.

A nota aponta que em uma cidade onde o número de habitantes ultrapassa os 360 mil e cresce constantemente, é inviável que lojas, supermercados, shoppings, postos de combustíveis e tantos outros estabelecimentos comerciais estejam fechados aos domingos.

Ainda segundo as entidades, o projeto também vai na contramão de tudo que o município e os empresários têm feito para alavancar o turismo na cidade e conquistar visitantes o ano todo.

A publicação destaca que é justamente aos domingos que muitos trabalhadores conseguem ganhar recursos extras, seja em virtude dos amparos legais, que preveem ajuda de custos, ou em virtude das comissões. 

Reitera que, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e as Convenções Coletivas de Trabalho, elaboradas pelos sindicatos patronais e laborais, garantem direitos a todos os trabalhadores, entre eles o direito da folga semanal e a proibição de trabalhar mais do que dois domingos seguidos. 

Confira alguns apontamentos feitos pelas entidades:

"É lamentável saber que um vereador da nossa cidade apresente um projeto que seja contrário ao desenvolvimento de Blumenau, à geração de emprego e renda às milhares de famílias e ainda quer prejudicar o turismo da cidade".

“Parece-nos que o parlamentar não vivencia o dia a dia da cidade, não conhece o povo trabalhador que aqui se firma e com muita determinação faz a economia girar”. 

“Se, hoje, Blumenau se orgulha dos excelentes números da geração de empregos é por causa de uma economia variada, de gente que trabalha sim aos domingos e feriados e muitas pessoas dispostas a conquistar sua renda de forma honesta”. 

“Além disso, nossos indicadores econômicos são excelentes atrativos para investidores. Projetos como o proposto fazem justamente o contrário: afastam investidores e turistas. Ou seja, menos empresas, empregos, renda e menor arrecadação de impostos”. 

“Sugerimos ainda que o vereador, antes de propor projetos absurdos como este, converse com a população e as entidades, como muitos parlamentares têm feito, para entender o cenário e fazer proposições adequadas à realidade da nossa cidade e nossa população”.