Tupy � a 13� no ranking FDC das empresas mais internacionalizadas do Brasil

17/10/2017 10:00:00

Mais de 80% da receita da companhia vem de fora do Pa�s

Tupy  a 13 no ranking FDC das empresas mais internacionalizadas do Brasil
F�brica da Tupy no M�xico

A edição 2017 do Ranking das Multinacionais Brasileiras, realizado anualmente pela Fundação Dom Cabral, aponta pela quarta vez a Tupy entre as principais empresas que atravessaram as fronteiras brasileiras para conquistar o mundo. 

O estudo, que analisa receita gerada, ativos e funcionários no exterior, além da representatividade desses elementos no consolidado da companhia, foi divulgado neste mês e traz a Tupy na 13ª posição no ranking geral (0,512 é o nível de internacionalização) e na 6ª, quando considerado o índice de ativos no exterior (0,672).

Multinacional genuinamente brasileira, a Tupy se consolidou como player global em 2012, quando adquiriu duas plantas no México, e é líder mundial no mercado de blocos e cabeçotes de ferro para motores. Também se destaca por sua posição nos mercados de conexões de ferro maleável e perfis por fundição contínua na América Latina.

A empresa conta quatro unidades, sendo duas no Brasil (Joinville/SC e Mauá/SP) e duas no México (Saltillo e Ramos Arizpe), escritórios comerciais em São Paulo, nos Estados Unidos e Europa, e atua em mais de 40 países.

Mais de 80% de sua receita total tem origem no mercado externo, incluindo exportações a partir do Brasil e vendas de suas unidades mexicanas.

O principal mercado da empresa é a América do Norte, responsável por 63,9% da receita, segundo registrado no fim do primeiro semestre deste ano. A América do Sul e Central responderam por 18,4%, e a Europa, por 11%. Os demais 6,7% foram provenientes da Ásia, África e Oceania.

Fundada em 1938, a Tupy passou a investir no mercado externo de forma mais consistente a partir dos anos 70 e, desde os anos 2000, definiu a internacionalização como uma prioridade estratégica para seu crescimento. Nos últimos dez anos, a participação das vendas internacionais no resultado da Tupy pulou de 58% para 82%. No mesmo período, as receitas totais da empresa subiram de R$ 1,8 bilhão para R$ 3,2 bilhões em 2016.

A Tupy desenvolve blocos e cabeçotes de ferro para motores dos mais diversos segmentos da indústria de transporte, de carros de passeio a grandes máquinas agrícolas, passando por veículos utilitários, caminhões, ônibus e até mesmo navios. A empresa também atende a segmentos diversos da indústria e construção com a produção de conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis de ferro fundido. A companhia também é uma das únicas fundições independentes com estrutura completa de usinagem e pré-montagem, um grande diferencial nessa indústria.