Crise

Metal�rgica Bellota fecha f�brica em Indaial e demite 160

16/03/2017 22:06:00

Preju�zo de R$ 60 milh�es e reestrutura��o motivaram a decis�o

Metalrgica Bellota fecha fbrica em Indaial e demite 160
Planta da Bellota em Indaial: 160 demiss�es

A multinacional Bellota fechou sua fábrica de ferramentas no Brasil, situada na cidade catarinense de Indaial, no Vale do Itajaí.

160 funcionários foram demitidos.

Ela continua operando apenas a linha de componentes para máquinas agrícolas, onde trabalham 50 pessoas.

A notícia foi publicada no Jornal de Santa Catarina pelo colunista Pedro Machado.

Leia trechos da reportagem escrita por Pedro Machado:

“A advogada da empresa, Mariana Zardo, diz que a medida já vinha sendo estudada desde 2015 e se deve a um processo de reestruturação da companhia. A linha desativada, que produzia equipamentos para jardinagem, agricultura e construção - como pás, enxadas, rastéis e martelos -, acumulou um prejuízo de R$ 60 milhões ao longo dos últimos anos. O comando internacional da Bellota estava cobrindo o rombo, mas a recessão da economia e problemas internos de gestão agravaram a situação da operação local, que acabou se tornando insustentável”.

“Apesar da medida drástica tomada agora, a empresa ainda tem planos para o país. A aposta é na linha de componentes para máquinas agrícolas, mantida na planta do Vale, e que tem na multinacional John Deere, fabricante do setor, o seu principal cliente. De acordo com Mariana, esse negócio tem potencial para crescer 50% até 2020, inclusive com geração de novos empregos”.

Fundada na Espanha, em 1908, a Bellota chegou ao Brasil em 1998, quando comprou a Viat Ferramentas, de Indaial. Em 2014 foi comprada pela canadense NAT Tools.